Empresa mudou de nome e ingressou em nova fase, também focada em eletrificação e sustentabilidade
A Frasle Mobility vive período similar ao apregoado por Mahatma Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Praticamente septuagenária, a fabricante de lonas e pastilhas de freio quer ter pegada mais “jovem”, trocou de nome, passou a investir em produtos focados na eletrificação e promove curso para mecânicos no metaverso. Mas, evidentemente, não é só.
Impulsionada pelas novidades, e por sua expertise, a companhia controlada pelas Empresas Randon pretende crescer até 20% em receita em 2023. Em 2021, a Frasle Mobility, que ainda atendia sob a alcunha de Fras-Le, alcançou receita líquida de R$ 2,6 bilhões.
O recorde foi batido no ano passado, quando a companhia chegou a R$ 3,05 bi. De acordo com Sergio Carvalho, CEO das Empresas Randon, que também acumula o cargo na Frasle Mobility, a previsão de receita líquida para 2023, em âmbito global, fica entre R$ 3,3 bi e R$ 3,7 bilhões. No recorte com enfoque no Brasil, a companhia também pretende aumentar seu faturamento, bom destacar, em até 20%.
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A fabricante pretende voltar a aumentar o percentual de exportações e, por conseguinte, a receita internacional. Em 2022, a receita externa da Frasle Mobility foi de cerca de 40%.
“Queremos voltar a crescer, a aumentar o nosso percentual para 50%. Fizermos uma aquisição no Reino Unido recentemente justamente com essa intenção”, disse Sergio Carvalho, CEO da companhia, que também acumula o cargo nas Empresas Randon. “Valorizamos uma empresa que tenha resiliência na receita”, completou o executivo.
Vale frisar ainda que, atualmente, 56% da receita obtida em dólar vem das operações da empresa fora do país, enquanto 44% vem das exportações de suas unidades nacionais.
Frasle Mobility: “Jovialidade de startup”
Além das projeções, a Frasle Mobility celebrou seu novo momento, com ênfase na expansão de operações internacionais, em produtos verdes e, por conseguinte, a redução da pegada de carbono.
“Este novo nome está aí para representar a Frasle de hoje, bem diferente do que era há cinco, seis anos”, disse Carvalho. “Pretendemos aplicar numa empresa tradicional, com muitos anos de mercado, essa energia e jovialidade de uma startup”, enfatizou.
Pontalti acrescentou que “a gente merecia um nome que materializasse esse momento da empresa, de expansão com sustentabilidade”. Nessa leva, apegada à agenda ESG, a empresa apresentou oficialmente na Automec a EHnergy, pastilhas de freio desenvolvidas especialmente para veículos elétricos e híbridos.
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“Pastilhas [como a EHNergy] têm que ter resistência a corrosão maior e frenagem a frio que permita segurança por conta do regime de freios de um veículo eletrico”, explicou Anderson Pontalti, COO da Frasle Mobility. Justamente por isso, o produto tem plaqueta metálica com tecnologia anticorrosiva e rasgo central que, segundo a fabricante, mantém a superfície limpa e melhora a performance e a dissipação térmica.
Seguindo a trilha ESG, a Frasle Mobility também lançou na feira de aftermarket a Composs, marca de soluções em materiais compósitos que ficará debaixo de seu guarda-chuva. Tais compósitos têm sido alternativa, principalmente, na substituição de componentes metálicos e reduz o peso em até 60%, afirmaram os executivos da companhia. A tecnologia já é utilizada na produção de suportes de para-lamas e lanternas para a Iveco.
“Em quase 70 anos de história, a Companhia, construiu uma reputação sólida e reconhecida por todo o mercado. Avançamos para além dos materiais para fricção, adicionando operações em outros países e diversificando mercados, aumentando o mix de produtos. A Automec é um fórum qualificado e estratégico para apresentarmos esse novo momento em que buscamos ser reconhecidos também pela amplitude de nossos negócios, reforçando ainda mais a importância social e sustentável das nossas soluções”, ressaltou Pontalti.
Curso no Metaverso
Por fim, a Frasle Mobility também discorreu sobre curso que atende pelo curioso, porém compreensível, nome de “Metamecanicoverso”. Idealizado em parceria com a Escola do Mecânico, que forma profissionais para o ecossistema automotivo, capacitará novas pessoas por meio de “experiência imersiva única com ambiente em realidade virtual”.
A iniciativa, cujo nome é tão simples de ser pronunciado quanto “Supercalifragilisticexpialidocious”, canção do filme Mary Poppins, terá, segundo a empresa, cursos ligados à Controil, Fras-Le, Fremax e Nakata, marcas de produtos da Frasle Mobility. Também serão ofertados cursos de outras unidades de negócios da seara de autopeças das Empresas Randon, como Suspensys e Castertech.