Montadora norte-americana vai duplicar o investimento em sua unidade alemã para fazer EVs
Quando a Ford inaugurou a sua fábrica de Colônia, na Alemanha, em 1930, nem imaginava que ela mudaria tanto quase um século depois. A planta acaba de inaugurar um Centro de Veículos Elétricos, ao mesmo tempo em que a marca duplica os investimentos na unidade para produzir apenas EVs por lá.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Em 2021, a montadora norte-americana havia prometido um aporte de US$ 1 bilhão na planta alemã. Nesta terça, 13, a Ford revelou um aumento nos recursos, que passou para US$ 2 bilhões, para que a fábrica passe a produzir veículos 100% elétricos. A capacidade será de 250 mil unidades de EVs/ano.
O primeiro carro zero combustão produzido na renovada fábrica será o novo Explorer. O SUV movido a baterias será feito exclusivamente para a Europa a partir da plataforma MEB, da Volkswagen – os dois grupos estabeleceram parceria em 2020 que prevê a produção de diversos EVs.
VEJA MAIS:
– Ford exibe teaser de SUV elétrico feito sobre base VW
– Parceria entre VW e Ford terá mais um carro elétrico
Além do Explorer, a fábrica alemã vai produzir um crossover esportivo zero combustão. A ofensiva faz parte das metas da Ford deter um portfólio totalmente elétrico na Europa até 2030.
No ano passado, a marca tinha em seus planos lançar sete novos carros elétricos na Europa, inclusive quatro comerciais leves até 2024. A fabricante tem expectativa de vender mais de 600 mil EVs no continente até 2026 e de atingir uma capacidade de produção de mais de 2 milhões de EVs por ano globalmente.