Carro voador da Eve, da Embraer, vai operar na Europa

Fabricante anunciou expansão de parceria com a Blade, rede de mobilidade aérea

Redacao AB

Redacao AB

Fabricante anunciou expansão de parceria com a Blade, rede de mobilidade aérea

Imagem de Destaque

A Eve, empresa de aeronaves elétricas autônomas da Embraer, e a Blade Air Mobility  anunciaram a expansão da parceria entre as empresas para a Europa.

Segundo o comunicado das companhias, o objetivo é integrar o próximo “carro voador”, nome pelo qual ficou conhecido o veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL), da Eve à rede da Blade no continente, a partir da França. 

O atual acordo entre as empresas estabelece o uso das aeronaves na Índia e nos Estados Unidos. Sob o novo memorando de entendimento entre as corporações, a Blade deve se concentrar também no desenvolvimento de aplicações práticas para a mobilidade aérea, como a identificação de rotas futuras em países europeus.


VEJA TAMBÉM:

– Com foco em crescimento, Embraer anuncia novos vice-presidentes
– Eve revela 7 desafios do desenvolvimento do 1º eVTOL, o carro voador


Testes do eVTOL

A Eve concluiu em maio os testes do “carro voador”, realizados em túneis de vento na Suíça. Testes adicionais estão previstos para 2024.

A subsidiária da Embraer detém uma carteira de aproximadamente 2.800 pedidos e espera construir seu primeiro protótipo em escala real no segundo semestre. Entre os investidores da Eve, estão a United Airlines e a Rolls-Royce.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


O CEO da Eve, Andre Stein, disse esperar que a parceria estendida com a Blade permita que as empresas combinem experiência e recursos para tornar as viagens mais acessíveis e promover melhorias ambientais.

Em 2022, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados das empresas europeias Monacair, Heli Securite e Azur Helicoptere, que afirmou serem “cruciais” para as discussões técnicas e comerciais em andamento com a fabricante do eVTOL.