Hyundai aposta em carros elétricos e produzirá baterias mais baratas

Expectativa é de que modelos movidos a eletricidade respondam por 34% das vendas da empresa em 2030

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Expectativa é de que modelos movidos a eletricidade respondam por 34% das vendas da empresa em 2030

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A Hyundai Motor revelou seu novo planejamento estratégico global. Além de acelerar o desenvolvimento de baterias para carros elétricos, a empresa pretende cortar custos dos futuros veículos movidos a eletricidade e realizar uma reestruturação de suas operações na China.

No mercado chinês, a fabricante pretende vender duas de suas fábricas, inclusive uma fechada em 2022 e outra que encerrará suas operações em 2023. Assim, a Hyundai terá duas fábricas no país – número que chegou a cinco no passado.

As duas plantas remanescentes também passarão por reformulações e vão produzir veículos para exportação para mercados emergentes.


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Quanto à estratégia comercial, a marca concentrará seus esforços em modelos com maior valor agregado, como SUVs e modelos da marca de luxo Genesis.

Ascensão dos elétricos

A expectativa da Hyundai é de vender dois milhões de veículos elétricos por ano em 2030, o que representa um aumento considerável em relação à meta anterior de 1,87 milhão. A empresa diz que reviu a meta por conta da alta na procura por este tipo de propulsão. De acordo com a nova projeção, os carros elétricos vão responder por 34% das vendas totais do conglomerado em 2030.


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A marca investirá aproximadamente US$ 8,5 bilhões por ano entre 2023 e 2032, em áreas como pesquisa e desenvolvimento e investimento capital. A Hyundai espera que as vendas de veículos movidos a combusão caia a partir de 2026, à medida em que os carros elétricos ganhem mais mercado.

O desenvolvimento de baterias é um dos pilares centrais do novo plano estratégico. A empresa pretende investir US$ 7 bilhões na próxima década, inclusive na criação de uma área independente que trabalhe juntamente com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento.

Baterias mais baratas

Assim como a rival Toyota, a Hyundai afirmou que lançará modelos mais acessíveis com baterias de lítio-ferro-fosfato (LFP, na sigla em Inglês). O primeiro veículo equipado com este tipo de baterias deve chegar às ruas em 2025.

Embora todos os carros elétricos da Hyundai já utilizem uma plataforma exclusiva chamada Electric-Global Modular Platform (E-GMP), a montadora confirmou o desenvolvimento de uma base mais moderna e eficiente conhecida como Integrated Modular Architecture (IMA). A plataforma inédita será empregada em nada menos do que 13 carros elétricos das marcas Hyundai, Kia e Genesis nos próximos sete anos.

Segundo a fabricante, a nova base reduzirá a complexidadade na produção de carros elétricos e representará uma economia significativa de custos. Isso será essencial para chegar à meta de gerar uma margem de lucro de 10% nos veículos movidos a eletricidade em 2030. Atualmente, a Hyundai fechou o primeiro trimestre com uma margem operacional total de 9,5%.