Nova Ford Ranger mira liderança com tecnologia e segurança

Fabricada na Argentina, picape ficou mais refinada e moderna do que antes

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Fabricada na Argentina, picape ficou mais refinada e moderna do que antes

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A nova Ford Ranger não representa apenas uma renovação completa da picape mais vendida da marca no Brasil. Ela eleva bastante o patamar da categoria e nunca teve chances tão reais de brigar pela liderança no segmento de picapes médias.

Motivos para acreditar que é possível desbancar a Toyota Hilux não faltam. Inicialmente, a nova geração da Ranger estreia em duas versões de acabamento e com o inédito motor 3.0 V6 turbodiesel. As opções de entrada chegam ao Brasil entre agosto e setembro, equipadas com o também inédito 2.0 turbodiesel. Vamos falar sobre as motorizações mais adiante.

Confira preços e versões da nova Ford Ranger:

  • Ranger XLT V6: R$ 289.990
  • Ranger Limited V6: R$ 319.990 (R$ 339.990 com opcionais)

Evolução no design

A nova Ranger deu um grande salto em design. Não há nenhuma semelhança com sua predecessora. 

A dianteira traz a identidade visual que estreou na F-150 e foi replicada na Maverick, com uma barra horizontal que ostenta o tradicional oval azul e os faróis nas extremidades. Os designers trabalharam bastante com o conceito de linhas mais horizontais.

Atrás, uma engenhosa solução surge nos degraus embutidos nas laterais do para-choque traseiro. Bastante moderna, a cabine pode vir com painel digital de oito ou 12 polegadas e uma central multimídia com tela tátil de 10 ou 12 polegadas.


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A nova Ranger tem 5,37 m de comprimento, 1,88 m de largura, 1,91 metro de altura e 3,27 metros de distância entre eixos.  A capacidade de carga vai de 1.020 kg a 1.086 kg, enquanto a capacidade de reboque é de até 3,1 toneladas.

Motores da nova Ranger

Além do visual completamente inédito, a Ranger traz duas novas motorizações. As versões de entrada são movidas por um 2.0 turbodiesel de 170 cv e 41,3 kgfm, que pode vir com câmbio manual ou automático, ambos com seis marchas. A fabricante afirma que a picape faz 8,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada.


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Já as versões mais equipadas vêm com um 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv e 61,1 kgfm, associado à transmissão manual de 10 marchas que equipa a F-150. Segundo a Ford, o desempenho é até 27% melhor do que a antiga geração, com aceleração de 0 a 100 km/h realizada em 9,2 segundos. Medições do Inmetro apontam médias de consumo de 7,5 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. 

A picape possui seis modos de condução, sendo que alguns atuam em conjunto com o sistema de tração nas quatro rodas com reduzida e caixa de transferência eletrônica. A experiência fora do asfalto é ajudada pelos bons ângulos de ataque (30°) e de saída (26°), além do ângulo de transposição de 22°. A capacidade de imersão de 800 mm segue sendo a melhor entre as picapes médias.

Pacote de equipamentos

Na versão Limited, a Ranger traz um bom pacote de assistências à condução. Há alerta de colisão frontal com reconhecimento de pedestres e ciclistas, frenagem autônoma de emergência, assistente de manobras evasivas, farol alto automático, assistente de permanência em faixa de rolamento, reconhecimento de placas de trânsito, piloto automático adaptativo, alerta de tráfego cruzado e sensor de pontos cegos.