De acordo com o Data OLX Autos, medida aumentou o interesse dos consumidores por veículos novos e seminovos
A OLX, plataforma de compra e venda online de veículos, registrou aumento de 112% na média de usuários que contataram anunciantes em busca de carros zero km desde o anúncio da nova política de incentivo para compra de carros populares.
Já o contato de interessados por seminovos (até três anos) subiu 115% no período avaliado. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Data OLX Autos, braço de análises da empresa de e-commerce, que avaliou o comportamento dos consumidores na plataforma após a publicação da MP do Governo Federal.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
“O crescente número de interações reflete a atenção cuidadosa dos consumidores brasileiros que desejam adquirir um veículo, observando atentamente os movimentos dos preços e os efeitos das novas medidas”, afirma Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.
“A iniciativa governamental impulsiona a comercialização de automóveis novos a preços mais acessíveis, o que, por sua vez, incentiva os compradores a colocarem seus veículos usados à venda. Portanto, esse fenômeno resulta em um aumento significativo tanto nas vendas de veículos novos quanto nos usados”, acrescenta.
VEJA MAIS:
– Montadoras reservam mais de 60% dos recursos do pacote de incentivos ao carro zero
– Governo mantém descontos em veículos para pessoas físicas e preocupa locadora
Veja os carros com as maiores buscas
Renault Kwid
Em evidência no noticiário por ser o carro zero quilômetro com preço médio abaixo de R$ 70 mil antes da instauração da nova política, as interações de interessados pelo Renault Kwid novo aumentaram 218% na plataforma da OLX. Cerca de um pouco mais de três vezes acima da média de interações nos últimos 90 dias.
Já em relação à procura por anúncios do modelo, o aumento foi de 40% sobre o mesmo período de comparação. Ao considerar os modelos seminovos do Kwid, o estudo apontou crescimento de 117%, pouco mais que o dobro, no total de contatos com os anunciantes, em comparação com os últimos três meses.
Chevrolet Onix
Segundo o levantamento, o Onix, mesmo não estando entre os mais baratos, registrou aumento das interações de interesse nos zero km, com 126% acima da média em três meses e 20% nas buscas de anúncios. Seu preço médio está acima dos R$ 85 mil em suas versões de entrada. Em relação aos seminovos, o aumento foi de 117% nos contatos e 6% nas pesquisas por anúncios.
Jeep Renegade
O preço do Renegade está no limite do teto da nova política (R$ 119.990). De acordo com o estudo, as interações com interesse no modelo zero quilômetro subiram 100% no período e o de buscas, 15%. Já em relação ao seminovo, os contatos cresceram 118% e, assim como o caso do Kwid, aumentaram 9% nas pesquisas.
O VP de Autos e Comercial da OLX Brasil avalia que o registro no aumento no interesse pelo Renegade na plataforma tem um motivo em especial, mesmo que o SUV possa ultrapassar a faixa de preço abrangida pela nova política. “Em parte, é possível que os contatos com os anunciantes sejam por possíveis negociações”.
Carros populares preferidos
A OLX, por meio de sua base de dados, também apurou como está a preferência de seus usuários em relação aos novos “carros populares” em maio, modelos incluídos nas medidas de incentivo do governo ao setor automotivo.
De acordo com os dados apurados, o Chevrolet Onix é o principal veículo procurado na plataforma, seguido do Hyundai HB20 e do Volkswagen Polo.
O Onix seminovo pode ser encontrado pelo preço médio de R$ 57.900 na plataforma, enquanto o Polo e o HB20 têm preço médio de R$ 38.500 e R$ 52.900, respectivamente.