Lideranças LGBTI+ do setor automotivo que você precisa conhecer

Apenas 5% das empresas do segmento têm metas para lideranças LGBTI+; conheça pessoas inspiradoras

Nataly Simoes

Nataly Simoes

Apenas 5% das empresas do segmento têm metas para lideranças LGBTI+; conheça pessoas inspiradoras

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Não é novidade que o setor automotivo ainda precisa percorrer uma longa jornada para se tornar mais inclusivo no que diz respeito à diversidade de orientação sexual, de gênero e de raça. 

De acordo com o estudo Diversidade no Setor Automotivo, realizado por Automotive Business em 2021, as pessoas LGBTI+ compõem o grupo com a menor quantidade de ações e projetos afirmativos nas empresas. Ao todo, apenas 22% das organizações contam com programas estruturados, enquanto 47% têm ações pontuais e 32% não têm nenhuma iniciativa voltada à inclusão desse público. 


Faça aqui o download do estudo Diversidade no Setor Automotivo


Para a liderança, por exemplo, 5% das organizações possuem metas, enquanto para o quadro funcional apenas 3%. Em 47% das empresas automotivas não há diretrizes, nem metas para o aumento da representatividade LGBTI+ dentro da organização, porém há profissionais dispostos a transformar esse cenário.

Neste 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, AB Diversidade selecionou três lideranças LGBTI+ de diferentes empresas que se destacam por defender a inclusão em um segmento ainda pouco representativo.


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Bruno Victor Ambrosio, gerente de frota na TSO Brasil

Homem transgênero, Bruno Victor Ambrosio atua como gerente de frotas na TSO Brasil em um projeto que envolve automóveis da Volvo para ações de marketing, imprensa e influenciadores. Graduado em tecnologia em análise e desenvolvimento de software e atual estudante de marketing, ele relata ter sua carreira profissional transformada pela oportunidade no setor automotivo.

Em 2015, Bruno buscava uma recolocação no mercado de trabalho e começou a trabalhar como motorista de app, onde atuou por seis anos. 

“Eu não via esperanças, tendo em vista o quanto no Brasil o mercado de trabalho para pessoas LGBTQIAP+ é difícil e estando em um dos países que mais mata pessoas trans no mundo, onde a taxa de mortalidade é de 35 anos”, destaca.

No fim de 2020, ele foi aprovado para a vaga de gerente de logística na Volvo Cars, onde estruturou e geriu o projeto Volvo Lovers, onde a empresa disponibilizou uma frota de 100 veículos de cinco modelos da marca (Xc40, Xc60, Xc90, S60 e S90) para que qualquer pessoa pudesse ter a experiência de dirigir carros híbridos.

“No setor fui acolhido, recebido e respeitado como profissional. Confiaram na minha capacidade sem me julgar por ser quem eu sou. Tenho muito orgulho de dizer que a Volvo abriu as portas para que eu evoluísse como pessoa e como profissional e buscasse meus sonhos em vez de me contentar com subempregos oferecidos como uma forma de caridade”, conta o líder.

Guilherme Nascimento, líder de diversidade e inclusão na Volkswagen do Brasil

Com mais de 15 anos de atuação na indústria automotiva, Guilherme Nascimento coordena o comitê de diversidade e inclusão da Volkswagen do Brasil desde fevereiro de 2022. Ele iniciou sua carreira no setor como montador de produção e passou por áreas como manufatura, controladoria e assessoria executiva do alto escalão da VW, mas atua em projetos de diversidade dentro da companhia desde 2016.

Graduado em administração de empresas, Guilherme foi um dos responsáveis, por exemplo, pela criação dos Grupos de Afinidade da Volkswagen e pelo primeiro censo de diversidade e inclusão realizado pela marca. Nesta semana, a VW deu um novo passo e anunciou também sua adesão ao Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ como parte de sua estratégia de diversidade e inclusão.

Atualmente, dentro da companhia, Guilherme advoga pelos tópicos de equidade de gênero, gerações, direitos LGBTI+, questões étnico-raciais e de pessoas com deficiência e enfatiza medidas para garantir a segurança psicológica, mais comunicação, letramento, ações sociais e melhorias de políticas internas para ajustes aos novos cenários. 

Otacílio do Nascimento, gerente de comunicação corporativa da Toyota do Brasil 

Com mais de 20 anos de atuação na indústria automotiva, Otacílio do Nascimento é gerente de comunicação corporativa da Toyota do Brasil desde 2021 e diretor executivo da Fundação Toyota no país.

Com vasta experiência em gestão de projetos e ações voltadas à agenda ESG, ele já liderou o planejamento estratégico de projetos de comunicação da montadora, bem como a organização de eventos em escala nacional e internacional, além de parcerias.

É um defensor ferrenho da construção de uma indústria automotiva com mais diversidade e inclusão e impacto positivo na sociedade.