Montadora segue com medidas de ajuste dos estoques; segundo turno da unidade de São José dos Pinhais está em lay-off
A Volkswagen paralisa por uma semana a produção do primeiro turno da fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná, onde produz o SUV T-Cross. A medida começou nesta segunda-feira, 10 e envolve cerca de 1,9 mil funcionários.
A informação foi confirmada pelo sindicato local dos metalúrgicos e pela montadora que, procurada pela reportagem, informou por meio de nota que a parada na produção é uma medida de controle de estoque.
LEIA MAIS:– Volkswagen para fábricas brasileiras por causa da demanda fraca– Sem chips, Volkswagen organiza férias coletivas em São Bernardo
Pela mesma razão, o quadro do segundo turno da unidade está em lay-off desde 5 de junho. A medida tem duração mínima de dois meses, mas pode ser estendida por até cinco.
A fábrica da Anchieta, no ABC paulista, também para nesta semana. São produzidos na unidade os modelos Virtus, Polo e Saveiro. A medida aplicada ali foi a de férias coletivas.
Na semana passada, os trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP), onde é produzido o modelo Polo Track, retomaram as atividades na produção na terça-feira, 4. Os cerca de 3,1 mil funcionários da unidade estavam, então, há uma semana cumprindo medidas de flexibilidade na jornada.
Ajustes nos estoques ditaram o ritmo das linhas de produção ao longo do primeiro semestre, com as montadoras promovendo paradas para adequar o volume produzido às demandas do mercado. Ainda assim, a produção de veículos encerrou o semestre com alta de 3,6% sobre o mesmo período em 2022, chegando a mais de 1,1 milhão de unidades.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience, o maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
Apenas em junho, o volume produzido chegou a 189,2 mil unidades, resultado que representa queda de 7% sobre a produção de junho do ano passado e 17% menos do que em maio.