Montadora usará versão da van elétrica com entre-eixos curto e avaliações devem se expandir para outras cidades dos EUA
A Volkswagen iniciará neste mês um programa de testes com robotáxis em uma área de Austin, no Texas. Está prevista a utilização de até dez vans elétricas ID.Buzz dotadas de equipamentos especiais da Mobileye. Motoristas humanos estarão a bordo como forma de segurança.
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Os testes com a Kombi elétrica – recentemente confirmada para o Brasil – serão feitos no nível 4 de autonomia. Segundo a Volks, o objetivo é “coletar dados a partir da quilometragem percorrida em diferentes condições de condução”.
A intenção é expandir o programa de testes para outras quatro cidades americanas e iniciar as operações com o público até 2026. Até lá, os testes serão realizados dentro de um grupo fechado de usuários.
Robotáxi da Volks herda profissionais da Argo
O projeto piloto toma por base o trabalho que o Grupo VW realizou com a Argo antes de ela quebrar. Esse projeto havia sido amplamente apoiado pela montadora alemã, ao lado da Ford.
Mas, em vez de usar o sistema da Argo, ele usa tecnologia de direção autônoma da Mobileye, como revela Christian Senger, membro do conselho de administração para veículos comerciais da VW e responsável pelo desenvolvimento do sistema.
“Da Argo estamos assimilando quase 100 profissionais e eles trazem todas as competências operacionais da equipe. Eles tinham o próprio aplicativo de controle de frota e plataforma de reserva e isso também está vindo para nós, além de vasto conhecimento sobre as condições de segurança em solo americano, bem como o hub em Austin, que assumimos”, explica Senger.
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“Estamos realmente seguindo os passos iniciados com a Argo, mas com uma configuração de tecnologia totalmente diferente e uma abordagem de negócios um pouco diferenciada”, garante Senger.
Depois dos testes com a ID Buzz mais curta, a empresa planeja fazer a transição para versões com entre-eixos mais longo. Como aquelas que estarão à venda em 2024 na América do Norte.
“O grande objetivo é trazer veículos totalmente autônomos para o mercado como um produto que possa ser vendido em grande escala”, diz Senger.
Na Alemanha, a Volkswagen realiza testes robotáxi há alguns anos. Katrin Lohmann, presidente da VW ADMT (divisão de mobilidade e transporte autônomo) recorda que cidades norte-americanas apresentam maior potencial para negócios subjacentes do que as operações na Europa.
“Os Estados Unidos já estão mais maduros para esse tipo de operação”, disse Lohmann. “As cidades norte-americanas crescem cada vez mais e, portanto, acreditamos que o potencial geral desse mercado é maior que o europeu”.