Estudo da OLX aponta que Renault Kwid teve os maiores abatimentos, seguido dos Fiat Argo e Mobi; usados também recuaram
Estudo realizado pelo Data OLX Autos aponta queda de até 13% nos valores praticados por veículos como consequência da Medida Provisória (MP) 1.175, que permitiu a redução de preços de modelos até R$ 120 mil.
O levantamento revela que o Renault Kwid foi o zero-quilômetro que alcançou o maior desconto médio nas concessionárias (R$ 8 mil), seguido pelos Fiat Argo e Mobi (10% e 7%).
A pesquisa do Data OLX considerou os períodos pré-anúncio da MP (entre 29/3 e 25/5) e pós-anúncio (de 26/5 a 5/7) para seis modelos: Chevrolet Onix, Fiat Argo, Fiat Mobi, Fiat Strada, Renault Kwid e Volkswagen Polo.
MP também motivou descontos em carros seminovos
Além dos carros novos, o levantamento também incluiu modelos 2022 e 2021 negociados dentro da plataforma OLX por revendedores profissionais (concessionárias e agências) e particulares. Os maiores descontos nos carros após a MP foram concedidos por revendedores profissionais, tanto no caso dos zero-quilômetro como seminovos.
“Parte disso pode se explicar pela dinâmica de formação de preços de cada tipo de negociante. Enquanto concessionárias e lojistas têm um alto custo em deixar um veículo novo parado em seu estoque, o mesmo não é necessariamente verdade para as pessoas físicas que anunciam na OLX”, afirma o economista do Data OLX Autos, Lucas Gerez.
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O executivo chama a atenção para os efeitos da medida também no mercado de seminovos e usados. Dentro do estudo, o Onix 2022 foi o que mais acusou os efeitos do programa. Antes do impulso da MP, o preço do Chevrolet era 4% maior. Como consequência da medida, ficou em média R$ 3,9 mil mais barato.
“À medida que o preço do zero-quilômetro diminui, ocorre uma pressão para reduzir o valor dos seminovos”, recorda Gerez.
Vale dizer também que o crescimento de mercado dos zero-quilômetro em 2023 já forçava a redução de preço dos usados antes do anúncio da MP. No acumulado até abril deste ano, a venda de automóveis e comerciais leves já havia crescido 15% sobre iguais meses do ano passado.
Como resultado, anúncios de seminovos com o destaque “abaixo da tabela Fipe” se tornaram comuns no período.