Medida envolve 800 funcionários da unidade onde são produzidos os modelos Polo e Polo Track
A Volkswagen aplicará lay-off, que é a suspensão dos contratos de trabalho, em quadro formado por 800 trabalhadores da fábrica de Taubaté (SP), onde são produzidos os modelos Polo e Polo Track. A medida entra em vigor em 1º de agosto e poderá durar até cinco meses.
VEJA TAMBÉM:
– Volkswagen retoma produção na fábrica do Paraná
– Volkswagen para fábricas brasileiras por causa da demanda fraca
De acordo com a montadora, a suspensão dos contratos será feita para adequar o volume de produção ao mercado, a mesma razão que a levou a parar o primeiro turno de São José dos Pinhais (PR) por uma semana. A própria fábrica de Taubaté parou por uma semana em junho pela mesma razão.
A montadora já havia protocolado um pedido de lay-off para Taubaté. Inicialmente, a medida seria aplicada em junho e, depois, foi adiada para julho. Com o lançamento do programa federal de socorro às montadoras, a VW chegou a anunciar que não adotaria mais a suspensão dos contratos neste ano. Voltou atrás.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience, o maior encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
Segundo o sindicato local dos metalúrgicos, a mudança de plano se deu por causa do cenário formado por juros altos e financiamento restrito. Um cenário, é bom lembrar, já faz parte do dia a dia das montadoras instaladas no país há tempos. Trabalham na fábrica de Taubaté cerca de 3,1 mil funcionários.