iX1 deverá representar um terço das vendas dos elétricos da BMW no Brasil

SUV tem 303 km de autonomia e chega às concessionárias em versão única por R$ 421.950

Marcus Celestino

Marcus Celestino

SUV tem 303 km de autonomia e chega às concessionárias em versão única por R$ 421.950

A BMW pretende crescer 5% no Brasil em 2023. No entanto, ao menos por ora, segue, remetendo ao jargão futebolístico, num incômodo zero a zero. Isso porque fechou o primeiro semestre deste ano com 6.365 unidades licenciadas, contra 6.734 emplacamentos no mesmo período de 2022.

Para tal, a fim de sair da retranca (e fazer com que o repórter deixe de lado clichês referentes ao esporte bretão), a BMW, além de ter encarado alguns desafios, prepara um segundo semestre movimentado no quesito novidades. A começar pelo iX1, lançamento posicionado como SUV elétrico mais acessível da marca, e que representará, conforme a própria empresa diz, um terço das vendas de seus modelos do segmento.

O utilitário esportivo chega importado ao nosso mercado por R$ 421.950 em opção única de acabamento (xDrive 30 com pacote estético M Sport), já com o BMW Service incluso. Vale frisar que, na Colômbia, o SUV parte, em conversão direta, da casa dos R$ 340 mil.


SAIBA MAIS:

– Mesmo com primeiro semestre “morno”, BMW mantém previsão de crescimento no Brasil


A BMW ainda não revelou quantas unidades do utilitário esportivo, versão puramente elétrica do X1, virão ao país num primeiro momento. Em comunicado, a empresa de origem alemã diz que o modelo já está à venda nas lojas da marca.

Com o novo lançamento, a BMW segue no Brasil a toada imposta pela matriz, que aspira por focar na evolução da eletromobilidade. O grupo tem como meta fazer com que os veículos elétricos respondam por 15% de suas vendas totais em 2023 — e tal estratégia passa por nosso continente e, por conseguinte, país.

iX1 amplia portfólio de elétricos da BMW no Brasil

O BMW iX1 aporta no Brasil para, além de servir como o novo SUV elétrico de entrada da marca, ampliar o portfólio da companhia no segmento por aqui. O utilitário esportivo, conforme mencionado anteriormente, será comercializado na versão xDrive 30 e, por seus atributos, deve rivalizar com Mercedes-Benz EQA e Volvo XC40 P8 Recharge.

O novo lançamento da BMW foi introduzido à imprensa na gélida (ao menos para um carioca) terça-feira, 18, no Parque do Ibirapuera, marco da capital paulista. Infelizmente, a apresentação não nos permitiu dar uma voltinha no SUV, mas o fabricante nos agraciou com os dados técnicos do modelo.

O BMW iX1 tem 4,50 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,61 m de altura e entre-eixos de 2,69 m. Vale ressaltar que o modelo é o menor entre as opções elétricas do portfólio da marca de origem alemã.

O SUV vem com dois propulsores elétricos, um em cada eixo. Combinados, rendem 313 cv de potência e 50,3 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h, segundo a BMW, é feito em cerca de 5,6 segundos. A tração é integral.

No ciclo WLTP, a autonomia do iX1 pode chegar a 438 km. Todavia, quando ajustado para o âmbito do PBEV, do Inmetro, o alcance é de 303 km — o que lhe garante classificação “A” no quesito eficiência.

Em carregador em corrente alternada trifásica, a recarga total da bateria de 64,7 kWh leva 3 horas e 45 minutos. Já em corrente contínua, o SUV tem de 10% a 80% de recuperação de alcance em cerca de 30 minutos.

O BMW iX1 dispõe dos modos de condução Personal, Efficient e Sport — este que vem com um sonzinho de autoria de Hans Zimmer, grande colaborador do diretor Christopher Nolan, de A Origem, Interestelar e Oppenheimer. O modelo tem ainda a opção Boost. Ela é acionada por meio de botão localizado atrás do volante, e entrega potência extra por 10 segundos.

Visual e itens de série do BMW iX1

Com 70% de alumínio reciclado, o iX1 tem apenas como diferenciações estéticas o acabamento azulado que distingue os modelos elétricos da marca. No interior, também mantém o visual mais clean do X1 a combustão.

Entre os principais itens de série, o BMW iX1 dispõe de teto solar panorâmico, central multimídia de 10,7 polegadas e painel de instrumentos de 10,25 polegadas digital, faróis dianteiros e traseiros em LED e ar-condicionado automático de duas zonas com saída para o banco traseiro.


Faça sua inscrição no #ABX23 | Automotive Business Experience


Além disso, o modelo tem sistema de som, cortesia da Harman Kardon, com 12 alto-falantes, fechamento automático do porta-malas, ar-condicionado automático dual zone com saída de ar para o banco traseiro, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de 20″, entre outros.

O novo BMW iX1 xDrive30 M Sport chega às concessionárias do Brasil em seis opções de cores para a carroceria: Branco Alpino, Preto Safira, Branco Mineral, Azul Portimão, Cape York Green e Space Silver. Além disso, o modelo dispõe de três opções de acabamento interno: Couro Vernasca Preto/Preto, Mocha/Preto e Oyster/Preto.