Stellantis e Saft revelam bateria Ibis, que promete mais autonomia e menos custo

Capaz de armazenar energia, ele também integra as funções de inversor e carregador, liberando mais espaço no veículo

Redação AB

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Capaz de armazenar energia, ele também integra as funções de inversor e carregador, liberando mais espaço no veículo

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Após quatro anos de projeto, modelagem e simulações, uma equipe de 25 pessoas composta por engenheiros e pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), da Stellantis e da fabricante de baterias Saft apresentou na quinta-feira, 20, um protótipo de bateria que reúne as funções de inversor e carregador.

A promessa é que a integração dessas funções cria uma bateria mais eficiente, com maior autonomia, confiabilidade, custo mais baixo e ainda ocupa menos espaço que os sistemas atuais. O projeto de pesquisa colaborativa foi batizado de Ibis, iniciais de Intelligent Battery Integrated System.


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Um modelo operacional testado desde a metade de 2022 é objeto de inúmeras patentes e revela grande mudança quando comparado com sistemas de conversão de energia elétrica usados atualmente. O projeto permitiu validar novos conceitos técnicos e também a aplicação automotiva ou estacionária.

Nova era das baterias para carros elétricos

Segundo a Stellantis, o Ibis deve produzir uma “mudança de paradigma na construção de powertrains elétricos”. Nesse novo sistema, as placas que executam as funções de inversor de potência e carregador são montadas o mais próximas possível das células da bateria de lítio. Um sistema de controle sofisticado permite que a corrente alternada enviada ao motor seja produzida diretamente na bateria.

Os parceiros no projeto Ibis estão agora focados na construção de um protótipo totalmente funcional. Esse veículo será testado em bancos de prova, pistas de teste da Stellantis e também em ruas e estradas. A equipe do projeto Ibis quer tornar a tecnologia disponível antes do fim da década.


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“O sistema é revolucionário e pode marcar um passo decisivo no compromisso da Stellantis de entregar uma tecnologia mais simples e eficiente”, afirma o chefe de engenharia e tecnologia do grupo, Ned Curic. O conceito Ibis deve trazer também como vantagem a redução de peso e custo do powertrain dos veículos elétricos.

Para o uso estacionário e integração com fontes renováveis de energia, a Saft poderá oferecer instalações prontas para uso, com maior carga disponível quando comparada a sistemas tradicionais.

A combinação das aplicações em veículos e no uso estacionário aumenta a competitividade do Ibis, graças aos efeitos de um volume maior de produção. O projeto é financiado pelo Plano de Investimento Futuro, administrado pela Agência de Gestão Ambiental e Energética (Ademe) e coordenado pela Stellantis.