Avaliações preliminares servem para coleta de dados. Operação começa dois meses após atuação em Houston e Dallas
A empresa de carros autônomos Cuise, pertencente à General Motors, iniciou uma série de testes e coleta de dados em Miami. Segundo a companhia, esta é uma fase preliminar, destinada a compreender condições de circulação locais. A empresa ainda não forneceu outras informações, como quantidade de carros em circulação ou detalhes sobre o início da próxima etapa de testes.
A notícia chega dois meses depois de a Cruise expandir sua atuação para Houston e Dallas, onde iniciou “testes supervisionados” com veículos autônomos e deve iniciar o serviço de robotáxi para o público “em breve”, segundo um porta-voz da empresa.
– Faça sua inscrição no #ABX23, mais influente encontro do ecossistema automotivo e da mobilidade
A expressão “teste supervisionado” significa que há um motorista de apoio dentro do carro. A mudança para as avaliações sem motorista terá início antes de começar a prestação de serviço para passageiros.
A maior parte das operações da Cruise ocorre em sua cidade natal, San Francisco, onde ela compete com a Waymo. As duas aguardam novas licenças de operação. Recentemente, a Comissão de Serviços Públicos da Califórnia adiou para 10 de agosto uma votação que pode ou não conceder a prestação de serviços com robotáxi em tempo integral (de segunda a domingo, 24 horas por dia).
Tanto Cruise como Waymo enfrentaram a oposição de moradores e autoridades às vésperas de uma votação que ocorreria na primeira quinzena de julho, mas acabou adiada para o mês seguinte.
Carros da Cruise em Miami
Para Miami, a Cruise ainda não informa qual carro ela pretende utilizar. Imaginava-se o Chevrolet Bolt autônomo, o que se tornou improvável com a interrupção da produção do modelo. Há também o Cruise Origin, um veículo nascido sem os comandos tradicionais, como pedais ou volante.
Há pouco menos de dois anos, o então CEO da Cruise, Dan Ammann, afirmou que a empresa colocaria “dezenas de milhares” de unidades do Origin em vias públicas nos próximos anos. Em março de 2023, Kyle Vogt, atual CEO da empresa, informou que a Cruise passaria a testar o Origin em Austin (Texas) em alguns dias.
Embora os protótipos do Origin operados por humanos tenham coletado dados para validação do sistema autônomo, a empresa pertencente à GM ainda não iniciou os testes sem motorista na cidade texana.
A Cruise não é a primeira empresa de veículos autônomos que chega a Miami. Em 2022, a Argo, apoiada pela Ford, começou a testar um serviço sem motorista na cidade. O plano era colocar o serviço na plataforma da Lyft, mas a Argo foi extinta.