Indústria deixou de fazer quase 18 mil carros na América do Sul por falta de chips

AutoForecast diz que fabricantes não produzirão mais de 49 mil veículos em 2023

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

AutoForecast diz que fabricantes não produzirão mais de 49 mil veículos em 2023

Imagem de Destaque

A indústria automotiva deixou de produzir 17.829 carros na América do Sul pela escassez de semicondutores.

Os dados foram divulgados pela consultoria AutoForecast Solutions, considerando o período de janeiro a julho de 2023. Até o final do ano, a previsão é que as montadoras não fabriquem 49.258 unidades por falta de chips no continente.


VEJA MAIS:

– Brasil perdeu dois meses de produção por falta de semicondutores– Crise de fornecedores pode entrar no 4º ano em 2023


Crise dos semicondutores está longe do fim

Sam Fiorani, vice-presidente da divisão de previsões para a indústria automotiva da AutoForecast, disse que, apesar da “redução significativa” na escassez de microchips, a situação não só está longe de ser resolvida como está sendo prejudicada por outros problemas, inclusive de logística.

Esse cenário faz Fiorani alertar que a crise dos semicondutores “ainda não acabou e acreditar nisso pode ser prejudicial para o crescimento da produção de veículos”.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Apesar dos resultados ruins, a situação está ainda pior em outros importantes mercados. Na América do Norte, por exemplo, as fábricas já deixaram de produzir 747.373 veículos apenas nos sete primeiros meses do ano. A previsão é que a indústria norte-americana feche o ano com um déficit de quase 1 milhão de unidades.