Empresa engrossa lista de montadoras que baseiam suas estratégias de transição ao powertrain 100% elétrico por meio de veículos que combinam motores elétricos e a combustão
A Renault segue com o ritmo de produção reduzido, operando em apenas um turno e com o segundo em lay-off pelo menos até o mercado doméstico voltar a apresentar volumes mais interessantes. Mas isso não significa que as coisas andam de lado na montadora. Muito pelo contrário.
Há assuntos importantes sendo tratados na sede da companhia na região, no caso, a fábrica mantida em São José dos Pinhais (PR), onde a reportagem da Automotive Business esteve na terça-feira, 25. Um deles é a confirmação de que a empresa já está trabalhando em um motor híbrido flex, assim como a Stellantis.
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“Se é isso o que vocês querem saber, sim, nós teremos e já estamos trabalhando em um motor híbrido flex”, disse na oportunidade o CEO Ricardo Gondo. Apesar da informação, que, inclusive, já circulava pelos meandros do mercado, todos os detalhes a respeito do projeto estão ocultos atrás do biombo corporativo.
Motor híbrido flex faz parte da estratégia da Renault
De qualquer forma, já é possível ter uma noção de que a empresa engrossa a lista de montadoras que baseiam suas estratégias de transição ao powertrain 100% elétrico por meio de veículos que combinam motores elétricos e a combustão, caminho inverso ao escolhido por General Motors e Ford, por exemplo.
“O futuro é elétrico, sem dúvidas. Mas até mesmo na Europa, onde são vendidos veículos elétricos há mais de dez anos, está em curso uma transição. Ainda existe negócio por trás do motor a combustão”, contou o CEO da Renault.
Outro assunto que segue em sigilo é o novo produto da montadora na região, no caso, um SUV. Automotive Business já adiantou aqui que as linhas já foram preparadas para produzir unidades pré-série, e pelo que se sabe, os cronogramas estão sendo seguidos conforme o planejado.
“O que podemos dizer no momento é que os prazos estão sendo cumpridos, não há atrasos. Os fornecedores locais também estão trabalhando no projeto neste momento”, contou o diretor da fábrica de São José dos Pinhais, Vagner Mansan. O mesmo serve para a produção do motor e das transmissão que vão equipar o modelo.
Atualmente a fábrica produz 380 unidades/dia, ou 75 veículos por hora. A maior parte deles modelos de passeio, cerca de 60 unidades. As 15 unidades restantes são de veículos comerciais que são fabricados na unidades, como a van/furgão Renault Master.