Empresa dará atenção ao transporte urbano compartilhado, o que atrasará o desenvolvimento de veículos de carga
A vida para quem desenvolve veículo de carga autônomo parece não ser fácil e a Waymo percebeu isso. A empresa meio que jogou a toalha no desenvolvimento de caminhões autônomos, pelo menos neste primeiro momento, para investir em seus robotáxis.
A informação foi revelada pela própria companhia na quarta-feira, 26. Em um post no blog da Waymo, os CEOs Dmitri Dolgov e Tekedra Mawakana admitem que o transporte compartilhado urbano se mostra, atualmente, como uma oportunidade mais favorável.
– Faça sua inscrição no #ABX23 | Automotive Business Experience
“Dado o tremendo impulso e a oportunidade comercial substancial que estamos vendo na frente do transporte compartilhado, tomamos a decisão de concentrar nossos esforços e investimentos no transporte compartilhado”, diz o texto na página da empresa.
Parcerias por caminhões autônomos foram encerradas
A empresa garante que o negócio de caminhões autônomos da Waymo continua nos planos da empresa, só que sofrerá “atrasos no cronograma”. Porém, a grande maioria dos funcionários da divisão de veículos de carga foi transferida para outros departamentos.
LEIA MAIS:
– Waymo corta 8% dos funcionários em segunda rodada de demissões
– Táxi autônomo da Waymo surpreende policial nos EUA
A Waymo não estabeleceu datas para retomar o programa de caminhões autônomos. A parceria com a Daimler Truck North America para desenvolvimento de uma plataforma de veículo pesado permanece, segundo a companhia. Já os acordos no mesmo sentido com UPS e J.B. Hunt foram encerrados.
Robotáxis da Waymo em expansão nos EUA
O projeto de caminhões autônomos da Waymo começou secretamente em 2017, e ganhou força em 2019. A empresa chegou a lançar um projeto-piloto em Atlanta (EUA) com veículos para transporte de carga com destino aos data centers do Google.
Contudo, os robotáxis que operam nos estados norte-americanos da Califórnia e do Arizona ganharam relevância nas operações da empresa. Mesmo com a polêmica de que os carros autônomos vêm atrapalhando o trânsito, a Waymo vai concentrar seus esforços no transporte urbano compartilhado e enxerga uma demanda forte neste segmento.
“Estamos investindo mais rapidamente do que nunca em nossa tecnologia, impulsionando a IA/ML de última geração e vendo um crescimento significativo nos negócios e na demanda de passageiros em São Francisco, Phoenix e Los Angeles”, escreveram os executivos no blog da Waymo.