Vendas começam pelo site e operação prevê outros quatro utilitários esportivos até o fim do ano
Começam as vendas no Brasil do Seres 3, novo SUV elétrico da marca. O carro tem tabela de R$ 240 mil, mas preço promocional de R$ 220 mil para as primeiras 20 unidades, de um total de 58 carros já importados.
O Seres 3 é fabricado em Liangjiang, na China, e trazido pelos grupos Bel Energy e Holding M2. Outros quatro utilitários esportivos da montadora estão programados até o fim do ano. O valor total da operação não foi revelado.
“O que posso dizer é que já foram gastos algo entre 15 milhões e 20 milhões de reais entre a formação da equipe e importação inicial”, afirma o chefe de operações da Seres Brasil, José Brandimarti.
Seres não terá rede de concessionárias
Pensar em fábrica no Brasil, porém, seria exagero neste momento, já que não se prevê nem mesmo uma rede de concessionárias: “Vamos trabalhar com uma plataforma de vendas, em que o cliente pode fechar negócio direto com a empresa, sem intermediários”, diz o chefe de vendas e marketing, Domingos Boragina Neto.
No entanto, o executivo prevê representantes de vendas em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis e Brasília até o fim do ano. Além de showrooms em pontos de grande fluxo como shoppings ou aeroportos.
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Antes do Seres 3 a operação já importava utilitários elétricos para carga fabricados pela DFSK, um pequeno caminhão equipado com baú (modelo EC 31, por R$ 330 mil) e um furgão com portas corrediças dos dois lados (EC 35, por R$ 229 mil).
SUV elétrico Seres 3 tem aparência comum
O Seres 3 é um utilitário esportivo com o mesmo jeitão de SUVs com motor a combustão fabricados no Brasil. Por alguns ângulos ele se parece com os Hyundai Creta anteriores ao facelift de 2021.
Já o comprimento de 4,38 metros do Seres 3 o coloca mais próximo de um Jeep Compass (4,40 m). A distância entre eixos do lançamento tem 2,65 metros, o que resulta em bom espaço para os passageiros do banco de trás.
O acabamento geral também é muito parecido com o que se vê nos SUVs nacionais mais vendidos. Tanto pelos materiais aplicados no painel como nos assentos e portas. O interior tem tons de cinza e grafite e detalhes em preto brilhante.
Bem equipado
A lista de equipamentos é bem encorpada e inclui ajustes elétricos para os bancos do motorista e passageiro da frente, câmera para gravação do percurso, Apple Car Play, central multimídia com tela sensível ao toque de 10,2 polegadas, câmera 360 graus, carregador de celular por indução, alertas para saída de faixa e de colisão frontal, ar-condicionado digital e teto solar com acionamento elétrico. O painel de instrumentos digital permite a escolha de três displays diferentes.
Opção blindada
Os importadores fizeram uma parceria com a Armor para oferecer uma versão blindada do novo Seres 3. O carro recebe proteção de nível 3A certificada pelo Exército Brasileiro e pelo instituto alemão BRV. Utiliza vidros de 18 milímetros e mantas Dupont de oito camadas. A proteção tem garantia de seis anos.
O preço de R$ 270 mil do Seres 3 blindado também é com desconto e vale para as primeiras 10 unidades. O valor cheio é de R$ 320 mil.
Motorização
O Seres 3 tem motor elétrico síncrono instalado na dianteira. Produz 120 kW (ou 163 cv) de potência. Sua bateria de lítio com 52,7 kW de capacidade fornece autonomia de 405 km pelo ciclo NEDC, 300 km pelo padrão WLTP e 350 km no computador de bordo. Recebeu nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular em seu segmento e na avaliação geral.
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O tempo de recarga de 20% a 80% ocorre em 30 minutos em estações de alta potência. De zero a 100% na potência de 6,6 kW são oito horas. Interfaces e conectores são do padrão CCS2, o mais comum no Brasil. O SUV acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e tem velocidade máxima limitada em 160 km/h.
O comprador do carro recebe um carregador portátil de 3,3 kW. E tem direito também a um ano de uso grátis de um wallbox de 7 kW. Terminado o período, o cliente poderá comprar ou devolver o equipamento. Segundo a empresa, bateria, motor elétrico e controlador têm garantia de oito anos.
Os próximos carros e SUVs elétricos da Seres no Brasil
Dos outros quatro modelos Seres previstos até o fim do ano, o próximo é o Seres 5. “Ele chega em até 50 dias”, afirma Boragina.
Em seguida virão dois modelos elétricos com autonomia estendida, M5 REV e M7 REV, ambos com tração elétrica e possibilidade de recarga na rede, mas equipados também com motores auxiliares a combustão para gerar energia.
A autonomia total passa de mil quilômetros, segundo a empresa. Também está programado até o fim do ano o modelo híbrido E-5.