Força Aérea dos EUA terá frota de carros voadores

Empresa com sede na Califórnia vai fornecer unidades de eVTOL para uso militar

Redacao AB

Redacao AB

Empresa com sede na Califórnia vai fornecer unidades de eVTOL para uso militar

Imagem de Destaque

As aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) já são realidade no universo militar. A Força Aérea dos Estados Unidos acaba de fechar acordo com a Archer, empresa com sede na Califórnia, para compra dos chamados carros voadores.


VEJA MAIS:
– Eve anuncia primeira fábrica de carros voadores no Brasil
– Joint venture da Boeing apresenta novo eVTOL autônomo


O valor do negócio é estimado em até US$ 142 milhões. Pelo contrato, a startup vai fornecer seis unidades do seu táxi aéreo Midnight, adaptadas para operações militares. O acordo também prevê treinamento de pilotos da Força Aérea estadunidense e a manutenção dos carros voadores.

Carros voadores da Força Aérea darão apoio logístico

Os eVTOL da Força Áerea serão usados principalmente para transportes de curta distância de militares e suprimentos, além de serviços de resgate e apoio logístico. Cada carro voador tem capacidade de carga de 454 kg.

Analistas de mercado enxergam que mais importante que as cifras, o contrato abre portas importantes para a Archer no segmento de táxi aéreo para outras forças militares e de segurança nos EUA. 


– Faça aqui a sua inscrição no #ABX23 e garanta sua presença no maior encontro do setor automotivo


Em 2021, a Archer entrou na concorrência do programa AFWERX Agility Prime, do Departamento de Defesa dos EUA. Para tal, a empresa criou internamente o chamado Conselho Consultivo de Serviços Governamentais, com especialistas operacionais e técnicos de táxi aéreo, além de ex-membros das Forças Armadas locais.

“Está claro que o desenvolvimento e a comercialização da tecnologia eVTOL continuam sendo uma prioridade nacional. Estamos ansiosos para trabalhar em estreita colaboração com o Departamento de Defesa dos EUA e a Força Aérea dos EUA para integrar o Midnight em sua frota operacional com foco em operações de transporte, logística e resgate”, disse Adam Goldstein, CEO da Archer.