Linha de crédito, contratada junto à Finep, pode acelerar plano da montadora em iniciativas da área
A Volkswagen do Brasil conseguiu uma linha de crédito junto à Finep para investir em inovação e sustentabilidade, no valor de R$ 259 milhões.
“A parceria inédita entre a Volkswagen do Brasil e a Finep é muito importante para acelerarmos o nosso Plano Estratégico de Inovação & Sustentabilidade, também alinhado à estratégia global da Volkswagen Way to Zero para neutralização de carbono até 2050”, disse, por comunicado, Ciro Possobom, CEO da montadora.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Segundo o presidente da Finep, Celso Pansera, o financiamento está alinhado com as políticas de neoindustrialização e de transição ecológica do Governo Federal.
Your browser doesn’t support this video format.
“O apoio da Finep se destinará à estratégia de descarbonização da Volkswagen do Brasil e ao desenvolvimento de alta tecnologia em digitalização e conectividade aplicada ao setor automotivo, trazendo benefícios para a sociedade, o meio ambiente e toda a cadeia automotiva, incluindo os setores de mobilidade e logística”, afirmou Pansera.
VW investe em descarbonização, tecnologia e transformação digital
O plano da marca alemã no Brasil visa desenvolver pesquisas, projetos e evoluir em três frentes nas quais a empresa já atua: Descarbonização, Indústria 4.0 para Sustentabilidade e Transformação Digital de Processos & Eletrônica Embarcada.
Segundo a VW, o pilar Descarbonização inclui as atividades, processos e tecnologias para reduzir a pegada de carbono dos veículos em todo o ciclo de vida. Entre os quais, o desenvolvimento do Way to Zero Center para gerenciamento de CO2 e de pesquisas que podem gerar ações vinculadas aos veículos para atingir sua neutralidade em carbono.
Já na Transformação Digital estão previstos o desenvolvimento de novas tecnologias inovadoras e automotivas, o investimento em soluções de transformação digital para processos operacionais, entre outros. O foco em digitalização e conectividade promete acelerar ainda mais a transformação da empresa e dos produtos.
VEJA MAIS:– Os acertos e aprendizados da VW em 70 anos de Brasil– VW se torna signatária de iniciativas pela igualdade de gênero e racial
“Entre os estudos estão, por exemplo, pesquisas relacionadas a células de combustível a etanol para produção de energia elétrica (bioeletrificação) visando conhecer a viabilidade de inserir essa fonte renovável de energia na estratégia de mobilidade elétrica dos modelos Volkswagen em regiões onde a tecnologia faz sentido”, informou a empresa.
A frente de Indústria 4.0 contempla o desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a eficiência e reduzir ainda mais a pegada de carbono no processo produtivo da fábrica Anchieta, no ABC paulista, informou a montadora.