Stellantis avalia retornar à China para crescer em veículos elétricos

Montadora deve firmar parceria com fabricante local, um ano após fechar fábrica da Jeep

Redacao AB

Redacao AB

Montadora deve firmar parceria com fabricante local, um ano após fechar fábrica da Jeep

Imagem de Destaque

A Stellantis deve firmar parceria com uma empresa chinesa de veículos elétricos, uma vez que o segundo maior fabricante de automóveis da Europa em vendas procura reforçar a sua presença na China. As informações são da Bloomberg.

Segundo a reportagem, a montadora tentou trabalhar com fabricantes chineses de carros elétricos, o que inclui a Zhejiang Leapmotor Technologies Ltd.. A empresa avalia investir numa empresa local de EVs e em uma parceria comercial que a ajude a montadora a crescer no mercado chinês. 

Concorrentes também analisam parcerias com chinesas

A Stellantis, no entanto, concorre com outras montadoras globais. Entre elas, a Volkswagen AG, que também manifestaou interesse em uma possível parceria com a Leapmotor. 

 

Your browser doesn’t support this video format.

Uma joint venture se encaixaria na estratégia “asset-light” na China que o CEO da Stellantis, Carlos Tavares, lançou. Isso depois que a empresa interrompeu, em 2022, a produção em sua única fábrica local da Jeep – e ponderou encerrar toda a fabricação de automóveis no país. 

Tavares disse em julho que estava feliz com sua decisão de reduzir o tamanho da companhia, dizendo que as rivais Volkswagen e General Motors Co. estão “sob pressão” na China, à medida que as fabricantes de veículos reduzem os preços no país.


VEJA MAIS:– Stellantis faz dois anos mais perto do seu híbrido flex nacional– Vendas de veículos na China caíram de novo em julho– Stellantis e GM, as líderes da guerra etanol vs carro elétrico no Brasil


A Stellantis ainda mantém uma joint venture com a Dongfeng por lá para vender carros Peugeot e Citroën na China. A companhia chegou a declarar, em julho, que operar no gigante asiático é fundamental devido à importância do país no mercado de veículos elétricos.

Já a Volkswagen informou, no em julho, que planeja investir US$ 700 milhões na Xpeng Inc. para desenvolver em conjunto veículos elétricos na China.