Falta de semicondutores tirou mais de 2 milhões de veículos das fábricas

Último levantamento da aponta que linhas de montagem na América do Norte são as mais afetadas pelos chips automotivos no ano

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Último levantamento da aponta que linhas de montagem na América do Norte são as mais afetadas pelos chips automotivos no ano

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Já passou dos 2 milhões o número de veículos que deixaram de ser produzidos em todo o mundo em 2023 por causa da crise dos semicondutores. Isso mesmo com a indústria automotiva dando sinais de normalização no fornecimento dos chips e nas linhas de montagem.


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As informações vêm do mais recente levantamento da AutoForecast Solutions, que monitora o fornecimento de chips automotivos na cadeia desde a pandemia. Segundo o relatório, na penúltima semana de agosto, 56.199 veículos foram eliminados nos planos de produção da montadoras. Com isso, a crise dos semicondutores atinge 2,04 milhões de unidades no acumulado de 2023.

 

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A maioria das vítimas da crise dos semicondutores está na América do Norte, onde mais de 870 mil veículos deixaram de ser fabricados até agora no ano. A Europa foi a segunda região mais afetada, com mais de 450 mil, seguida da China, com quase 390 mil. Na América do Sul, cerca de 75 mil veículos foram retirados das linhas de produção.


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Desta forma, a AutoForecast mantém as projeções para o fim de 2023. A empresa acredita que mais 400 veículos vão deixar de ser feitos no restante do ano. Com isso, o acumulado fechará em 2,4 milhões de carros dispensados pelos planos de produção das montadoras por causa da crise dos semicondutores.