Crossover médio da marca francesa assume nova identidade e pode rodar até 700 km sem recarregar
A Peugeot apresentou de forma oficial o e-3008. O modelo substitui a antiga geração do crossover e é peça fundamental na estratégia de eletrificação da marca francesa, que comercializará apenas carros elétricos a partir de 2030 dentro das metas do Grupo Stellantis.
Antes disso, a Peugeot pretende oferecer uma gama completa de veículos movidos a eletricidade a partir de 2025.
VEJA MAIS:– Com ajuda da América do Sul, Stellantis tem lucro recorde no primeiro semestre de 2023– A eletrificação que Fiat, Jeep, Peugeot e companhia planejam para o Brasil
Produzido em Sochaux, na França, o e-3008 será lançado na Europa em fevereiro de 2024. O projeto do SV elétrico estreia a versátil plataforma modular STLA Medium, que será utilizada na maioria dos futuros lançamentos da Stellantis nos próximos anos.
“O lançamento do novo e-3008 é um passo importante na transformação radical da Peugeot em uma marca 100% elétrica que estabelece novos parâmetros de design, prazer ao dirigir e eficiência energética”, afirmou Linda Jackson, CEO da Peugeot.
Estilo ousado do elétrico é de SUV-cupê
O novo modelo da Peugeot assume uma identidade de SUV-cupê. Com coeficiente aerodinâmico de ótimos Cx 0.28, o e-3008 chama atenção pelas linhas futuristas. A grade dianteira texturizada proporciona um efeito tridimensional ainda mais evidente do que no antigo 3008.
Abaixo do logotipo 3008 fica a nova logomarca da Peugeot, que também está presente no novo 208 europeu – diferente do modelo nacional, que ganhará motorização turbo em breve, mas ainda não foi reestilizado.
A traseira alta tem spoiler com efeito flutuante inspirado no conceito Quartz, enquanto as lanternas são unidas por uma régua preta que traz o nome da marca francesa centralizado.
O e-3008 tem 4,54 metros de comprimento, 1,89 metro de largura e 1,64 metro de altura. A capacidade volumétrica do porta-malas se manteve nos 520 litros do modelo anterior.
Cabine tem tela gigante e visual moderno
Assim como em seu antecessor, o e-3008 traz o conceito i-Cockpit, que consiste em um volante de menor diâmetro e uma disposição incomum de alguns elementos internos.
A cabine preserva alguns elementos do Peugeot 3008 anterior, como o uso abundante de tecido cinza no acabamento. Uma gigantesca tela de 21 polegadas combina o painel digital e a tela tátil da central multimídia em um único conjunto.
– #ABX23: Inscreva-se já no maior evento do ecossistema automotivo
Uma terceira tela fica no console central e abriga os controles de ar-condicionado, bem como outras funções. Lá também ficam uma série de botões físicos cujas funcionalidades podem ser personalizadas pelo usuário.
SUV-cupê terá versões híbridas no futuro
O e-3008 será oferecido na Europa em duas versões de acabamento (Allure e GT) e três motorizações, que entregarão 210 cv, 230 cv e 320 cv. Futuramente, o carro também será vendido com motorizações híbrida convencional e híbrida do tipo plug-in.
A autonomia do SUV elétrico é estimada em até 700 quilômetros e promete passar de 20% para 80% de carga das baterias em apenas meia hora de uso em uma estação de 160 kW. Dois tipos de carregadores serão disponibilizados para carregamento convencional do tipo AC.