#ABX23 bate recordes e solidifica posição de encontro de negócios mais influente do setor automotivo e da mobilidade

Evento deu ênfase ao networking, mas não abdicou de suas trilhas de conteúdo, algumas inéditas, e do lançamento de relatórios importantíssimos para a evolução do ecossistema

Redacao AB

Redacao AB

Evento deu ênfase ao networking, mas não abdicou de suas trilhas de conteúdo, algumas inéditas, e do lançamento de relatórios importantíssimos para a evolução do ecossistema

Imagem de Destaque

Se a edição passada ficou marcada pelo sentimento de retomada, a deste ano teve como força motriz o fortalecimento do networking e a busca por maior clareza no planejamento. O #ABX23 – Automotive Business Experience, realizado na quarta-feira, 20, no São Paulo Expo, também se solidificou como o encontro de negócios mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade.

O evento, de fato, trouxe todo o setor para um só lugar, a fim de discutir novas soluções, novos caminhos e também, claro, o que deve ser atacado de imediato. Isso tudo para garantir evolução e subsequente perenização do segmento automotivo e da mobilidade, que ainda se recupera de problemas logísticos, de uma pandemia, e até mesmo de um conflito bélico ainda em curso.

Meio aos inúmeros desafios, nosso ecossistema se uniu. E, não à toa, o #ABX23 bateu recordes. O evento superou a lotação da edição passada, reunindo quase 3.800 pessoas no São Paulo Expo. Além disso, ofereceu, pela primeira vez, oito trilhas distintas de conteúdo, todas elas permeadas por debates que envolveram mais de 180 palestrantes e mediadores.

“Nos dedicamos o ano inteiro para conceber o #ABX23. Por isso, nos alegra muito notar que o evento ganha, a cada edição, maior relevância sem perder a sua essência, que é a de fomentar negócios e oferecer as ferramentas necessárias para que as lideranças do presente e do futuro garantam a perenização do nosso ecossistema”, destaca Paula Braga, CEO de Automotive Business.

#ABX23 debate eletrificação e o veículo como um novo gadget

A buzzword do #ABX23, certamente, foi eletrificação – especialmente o processo de transição energética a ser seguido em nosso país. Pelo menos em algum momento da maioria dos debates o tema foi levantado e discutido entre os painelistas. Isso sem contar as conversas sobre Inteligência Artificial e também as de que o veículo, hoje, se tornou um gadget, até mesmo porque os consumidores clamam cada vez mais por experiências digitais proporcionadas por automóveis e seus fabricantes.

Estes foram ainda alguns dos fatores em evidência no Relatório de Tendências Para o Ecossistema da Mobilidade. O documento, cocriado por 100 executivos de alto escalão da indústria, foi compilado pela equipe de AB e apresentado e discutido pela primeira vez durante o #ABX23.

O relatório tem como objetivos ajudar nas tomadas de decisões e apontar caminhos para o futuro do segmento. Nele, são abordadas, além das tendências, os desafios que o setor terá de encarar a fim de se adaptar ao que lhe aguarda tanto no curto, quanto no médio e longo prazos. 

ESG na prática e premiações aos melhores projetos do setor

AB tem noção destes desafios, e sabe que as empresas do segmento vêm se movimentando de forma a encará-los de frente. Por isso, mais uma vez, celebrou os melhores projetos do setor, que contribuem positivamente para a sociedade, por meio do Prêmio Automotive Business – o antigo Prêmio Rei (Reconhecimento à Excelência e Inovação).

Vale ressaltar que a cerimônia condecorou, além de companhias e projetos, pessoas que fomentam a evolução do ecossistema automotivo e da mobilidade. AB também fez questão de laurear empresas com o Reconhecimento ESG, reconhecidas em categoria especial do Prêmio Automotive Business.

A agenda, bom frisar, permeou todo o evento. Houve a divulgação de mais um relatório inédito sobre ESG no setor automotivo e da mobilidade. O estudo, realizado por Automotive Business e com coordenação técnica da MHD Consultoria, foi respondido por quase 100 companhias do segmento e certamente será de grande valia para empresas e lideranças que pretendem construir agenda robusta nas searas de governança ambiental, social e corporativa.

Além disso, o #ABX23 teve, novamente cenografia sustentável. Assim como em 2022, a ação é de autoria da TES, empresa que pertence ao Grupo R1. Todas as comunicações visuais do evento, das pequenas às grandes metragens, foram feitas em tecido tensionado impresso. Esse material, em vez de descartado, será reutilizado em um projeto social que produz bonecas. O que sobrar será reciclado de modo correto.

Uma novidade, que não se fez presente no ano passado, foi a compensação de carbono dos participantes do encontro. Os participantes visitaram o estande da Gaya ESG e, lá, calcularam as emissões geradas pelos meios de transporte por eles utilizados para irem até o #ABX23.

Dessa forma, a empresa foi capaz de realizar os cálculos e compensar emissões por um token. Este token, especificamente, representa uma cota de conservação de fauna, flora e recursos hídricos, além de destinar parte dos recursos para reflorestamento e e projetos de impacto socioambiental.

Voltando aos prêmios, houve ainda a cerimônia de entrega do Experience Awards 2023, que reconheceu as empresas do ecossistema automotivo e da mobilidade que oferecem a melhor experiência para os seus clientes. A premiação é uma iniciativa da SoluCX, especializada em pesquisa de satisfação e lealdade do cliente, em parceria com AB. Este é o segundo ano em que o Experience Awards, voltado para o segmento de mobilidade, foi realizado no #ABX.

Networking em destaque no #ABX23

A edição 2023 do Automotive Business Experience cumpriu o prometido pela organização e deu ainda mais ênfase às rodadas que colocam os participantes face a face com profissionais que tomam decisões nas grandes empresas com o objetivo de criar oportunidades de negócios.

Além disso, inúmeras startups de inovação aberta participaram das rodadas. Todas, com soluções promissoras para o setor automotivo e da mobilidade, foram selecionadas por meio de curadoria realizada pela 100 Open Startups, líder em open innovation no país.

“Este ano focamos ainda mais nas rodadas de negócios, para criar esse diálogo entre empresas consolidadas e jovens startups com soluções interessantes para o setor”, comenta Paula Braga, CEO de AB. “Tivemos ainda a importante participação da Eve Air Mobility, que anunciou recentemente fábrica no Brasil de seus carros voadores, ou eVTOLs, e buscou por fornecedores no #ABX23. Ter uma companhia relativamente nova, ligada à tradicional Embraer, que pode revolucionar a mobilidade no Brasil e no mundo só demonstra a relevância do encontro para o mercado”, complementou a executiva.

De fato, a redação deste Automotive Business tem de concordar. O #ABX23 superou nossas expectativas e se tornou ainda mais relevante dentro do nosso segmento e até mesmo foi capaz de furar bolhas, trazendo companhias de setores um tanto distintos. É por isso que já deixamos aqui o convite para o #ABX24, que já tem data marcada: 24 de setembro de 2024. 

Anunciamos também que traremos às leitoras e leitores nos próximos dias os principais temas discutidos na edição deste ano. E, para os que se inscreveram no #ABX23 digital, um aviso: o conteúdo do evento estará disponível para apreciação a partir do dia 29/09, na área logada do site oficial do encontro.

Arte também enriquece o #ABX23

Para finalizar, a arte também foi um dos pontos de destaque, que enriqueceram o #ABX23. A exposição “Eletrificados”, do fotógrafo e artista visual Luis Prado, faz um passeio pela história da mobilidade e pelas grandes obras de arte da história, isso culminando em segmento de veículos cada vez mais vistos nas ruas do Brasil. 

40 obras foram expostas. Todas, de autoria de Prado, unem características de pintores que marcaram época com elementos importantes do segmento automotivo e da mobilidade. A criatividade do artista visual fez com que ele “roubasse” cores e características de obras, como a do futurista italiano Umberto Noccioni, e as aplicasse em veículos puramente elétricos e eletrificados.

“Este é um dos grandes diferenciais do #ABX. Nós conectamos toda a sorte de tópicos, de forma com que façam sentido com as tendências e anseios do ecossistema. Tivemos, além da bela exposição de arte, ativações de marcas, espaço de coworking e um evento pocket dentro do próprio encontro, voltado para o marketing. No frigir dos ovos, tudo isso faz sentido para os stakeholders e nos sentimos confortáveis ao dizer que entregamos um projeto de altíssima relevância e qualidade”, salienta Carina Costa, CGO de Automotive Business.

Certamente, no #ABX24 teremos muito mais novidades. Portanto, reiteramos nosso convite para que, em 24 de setembro do próximo ano, você participe conosco deste que já é, sem contestação, o encontro de negócios mais influente do ecossistema automotivo e da mobilidade.

Cobertura patrocinada por: