Anfavea é categórica: Brasil será produtor de carros elétricos

Presidente da entidade reafirma que país tem potencial para fazer uma descarbonização não só com biocombustíveis, mas também com EVs

Fernando Miragaya

Fernando Miragaya

Presidente da entidade reafirma que país tem potencial para fazer uma descarbonização não só com biocombustíveis, mas também com EVs

Imagem de Destaque

O Brasil fará uma transição energética do setor automotivo com os biocombustíveis sem abrir mão da produção de carros elétricos. Foi o que garantiu o presidente da Anfavea, Marcio de Lima Leite, em rápida conversa exclusiva com a equipe da Automotive Business durante o #ABX23.


SAIBA MAIS:– Etanol como solução energética no Brasil: origens, desafios e futuro– Escolha sobre carro elétrico, híbrido ou flex deve ficar com o consumidor


Questionado se o Brasil será um produtor de carros elétricos, o executivo foi enfático. Marcio de Lima Leite afirmou que os EVs fabricados aqui farão parte do processo de descarbonização nacional.

“Seremos um produtor de carros elétricos. O Brasil tem uma indústria automotiva muito forte e estamos em cima de grandes recursos naturais para o processo de eletrificação. A eletrificação vai se dar com os biocombustíveis e, tranquilamente, com os veículos elétricos”, afirmou o presidente da Anfavea.

Marcio também destacou o parque industrial brasileiro e as fontes de energia renováveis como a base para o Brasil adotar as diferentes alternativas nesta transição. 

“A indústria automobilística brasileira tem os melhores caminhos para entregar as diversas soluções de descarbonização, de pegada tecnológica e de conectividade em todos os setores. E isso não é um discurso vago”, enalteceu. 

“Temos um parque de fornecedores gigante e de padrão global, as montadoras aqui instaladas têm padrão global, outras estão chegando com novas tecnologias e inovação. Estou muito otimista com a contribuição que o Brasil vai dar para o setor e a mobilidade de uma forma geral”, defendeu o executivo.

Cobertura patrocinada por: