Dados do Renavam mostram que emplacamento total ficou abaixo das 200 mil unidades
Os emplacamentos de veículos realizado em setembro somaram 197,6 mil unidades, segundo dados do Renavam divulgados pela Fenabrave na terça-feira, 3. O resultado superou em 2% aquele registrado em setembro do ano passado. Na comparação com agosto, houve queda de 5%.
VEJA TAMBÉM:
– Emplacamentos de veículos recuam na quinzena de setembro
Do total emplacado no mês, os comerciais leves representaram 187,4 mil unidades do total licenciado, 5% a menos do que em agosto e 4% a mais do que em setembro de 2022.
Ainda dentro deste subgrupo, os licenciamentos de automóveis chegaram a 145,7 mil unidades, 5% a menos do que em agosto e alta de 1,8% sobre setembto. Os licenciamentos de comerciais leves chegaram a 41,7 mil unidades em setembro, queda de 4% sobre setembro e alta de 1,7% sobre setembro de 2023.
Vale ressaltar que nos últimos dias do mês houve um forte movimento de vendas diretas no mercado, o que ajudou a impulsionar, ainda que timidamente, o desempenho comercial do setor. Segundo dados da consultoria Bright, 52% das vendas realizadas em setembro ocorreram via modalidade direta.
Já os emplacamentos de caminhões somaram 8,5 mil unidades no mês passado, um resultado que mostrou retração de 6% antes os licenciamentos registrados em agosto e, também, queda de 24% ante os emplacamentos observados em setembro do ano passado.