Volkswagen aposta em executivo ex-Tesla para tentar solucionar problemas de sua divisão de software

Sanjay Lal assume a Cariad com o objetivo de arrumar a casa e impulsionar o desenvolvimento de veículos elétricos da montadora alemã

Redacao AB

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Sanjay Lal assume a Cariad com o objetivo de arrumar a casa e impulsionar o desenvolvimento de veículos elétricos da montadora alemã

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A Cariad, divisão de software da Volkswagen, está trocando mais de técnico que time brigando para não cair no Campeonato Brasileiro. Peter Bosch, à frente da empresa desde junho, dará lugar a Sanjay Lal. O executivo, ex-Tesla, Rivian e Google, assume no próximo mês com o objetivo de arrumar a casa e impulsionar o desenvolvimento de veículos elétricos da montadora alemã.

Problemas na seara de desenvolvimento tecnológico da Cariad levaram ao atraso no lançamento dos modelos elétricos da Porsche e da Audi. Os produtos teriam, graças a um software estrutural projetado para permitir o quarto dos cinco níveis de direção autônoma. O projeto, que sairia a princípio em 2026, foi adiado por dois anos. Isso afetou diretamente a competição da Volkswagen com líderes do setor, como Tesla e BYD.

Agora, o grupo alemão aposta suas fichas em Sanjay Lal justamente para reverter a situação e tirar a Cariad da “zona da degola”. Na divisão da Volkswagen, o executivo será encarregado de supervisionar o desenvolvimento da plataforma de software de próxima geração de modelos da companhia, aplicando seus conhecimentos adquiridos em empresas líderes do setor de veículos elétricos e de tecnologia.

Segundo divulgado, os primeiro projetos desenvolvidos sob a batuta de Lal serão inicialmente aplicados em dois modelos elétricos: um da Audi e outro da Volkswagen. O Grupo VW planeja utilizar a produção da unidade de software para expandir e dimensionar a plataforma para todas as suas marcas, visando uma integração uniforme e eficaz.


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A contratação de Lal chega em um momento em que a Volkswagen enfrenta desafios adicionais, incluindo a recente redução da produção em suas fábricas alemãs em decorrência da desaceleração da demanda. 

A decisão de investir em uma liderança experiente da indústria reflete a determinação da compahia em superar os obstáculos e manter sua posição como um forte player no mercado de veículos elétricos. Em mais um paralelo com o futebol (perdão por isso, leitoras e leitores), a VW quer, ao menos, uma vaga na Libertadores.

A Cariad, vale destacar, foi fundada em 2020 pelo ex-CEO do Grupo VW, Herbert Diess. Inicialmente projetada para desenvolver o software EV da Volkswagen, foi incapaz de descascar inúmeros pepinos desde então. Analistas atribuem a queda de Diess, que foi substituído por Oliver Blume no comando da companhia alemã, ao fracasso da divisão. Se o presidente não aguentou, será que o novo “professor” irá segurar a pressão e levar a divisão para as cabeças?