Estimulado pelos incentivos concedidos pelo governo dos EUA, acordo entre empresa sul-coreana e montadora japonesa passa a vigorar em 2025
A LG Energy Solution irá fornecer baterias de íon-lítio para os veículos elétricos da Toyota produzidos nos Estados Unidos a partir de 2025. O acordo entre as duas empresas foi estimulado pelos incentivos concedidos pelo governo dos EUA, que pretende fomentar o segmento e aplacar os ânimos dos integrantes do UAW, sindicato local.
Além do fornecimento de baterias à Toyota, a LGES disse ainda que irá investir US$ 3 bilhões (R$ 15,51 bi em conversão direta) no seu complexo de Holland, em Michigan. De lá sairão os componentes que serão montados nos veículos produzidos pela fabricante de origem japonesa em sua unidade localizada no estado do Kentucky.
O acordo firmado com a Toyota faz com que a LG Energy Solution passe a fornecer baterias de íon-lítio para cinco grandes montadoras: Stellantis, Hyundai e Honda. A empresa tem ainda parceria com a GM por meio da joint venture Ultium Cells. A tecnologia proprietária da General Motors, vale frisar, está no centro de sua estratégia para veículos elétricos.
– Assista aos painéis do #ABX23 | Automotive Business Experience na área logada do site do evento
Pelo lado da Toyota, a união com a LGES irá, certamente acelerar os planos da montadora nipônica. A companhia pretende chegar a um volume de 3,5 milhões de veículos elétricos por ano em 2030, além de oferecer 30 opções de EVs em seu portfólio.
“Ter suprimentos seguros de baterias de íons de lítio em escala com um relacionamento de longo prazo para apoiar a abordagem multivias da Toyota e os planos de crescimento para BEVs na América do Norte é fundamental para alcançar nossos planos. Trabalhando com a LG Energy Solution, estamos entusiasmados por poder oferecer produtos que proporcionarão o desempenho e a qualidade que os nossos clientes esperam”, afirmou em comunicado Tetsuo “Ted” Ogawa, presidente e CEO da Toyota Motor para a América do Norte.