Tesla preocupa rivais ao equiparar preços de carros elétricos com modelos a combustão

Reduções nos valores pode alavancar vendas, mas analistas apontam risco de prejuízo

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Reduções nos valores pode alavancar vendas, mas analistas apontam risco de prejuízo

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A Tesla está causando preocupação na concorrência ao equiparar os preços de seus carros com os modelos movidos a combustão nos Estados Unidos. Essa condição se deu devido a uma recente redução de preços, mas pode custar até US$ 1,2 bilhão por ano, de acordo com um investidor ouvido pela agência Automotive News.

Por US$ 38.990, o Tesla Model 3 de entrada agora custa US$ 8.700 a menos do que o preço médio de um automóvel ou picape nos EUA. O valor inicial do carro é US$ 6.500 mais baixo do que o BMW Série 3 mais barato, um dos principais concorrentes do sedã elétrico.


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Com o desconto de US$ 7.500 e a economia com abastecimentos de combustível, o Model 3 teria um custo de manutenção equivalente ao de um Toyota Corolla.

No caso do Model Y, a versão mais acessível está US$ 3.700 abaixo da média do segmento, que é de US$ 48 mil, segundo uma análise feita pela Bloomberg Green. A queda nos preços da Tesla teve início no começo do ano, causando bastante desespero com as fabricantes tradicionais que já quebram a cabeça para lucrar com carros elétricos.

Prejuízo da Tesla pode crescer a longo prazo

Entretanto, essa redução pode ter más consequências para a Tesla no futuro. É o que afirmam alguns analistas de mercado.

“Me surpreende que alguns funcionários (da Tesla) afirmem que esse corte de preços é positivo. Seria melhor investir em campanhas publicitárias de longa duração para incentivar os donos de veículos movidos a combustão a migrarem para o carro elétrico em vez de apenas baixar os preços”, acredita Gary Black, gerente administrativo da The Future Fund.

É ele quem afirma que a medida pode custar US$ 1,2 bilhão por ano à Tesla, contando a partir de 2024.

Há especialistas que acreditam que a redução de preços da Tesla é consequência das decisões de Elon Musk em outros negócios. A aquisição do Twitter (agora conhecido como X Corp.) e seu envolvimento com política estariam entre as razões.

“Infelizmente a Tesla segue precisando baixar os preços para vender carros. Dane-se a estratégia e acabe com as margens de lucro para reduzir o inventário. Uma ideia genial!”, alfineta Ross Gerber, co-fundador e CEO da Gerber Kawasaki Inc.