Erro em sistema de nuvem fez informações ficarem públicas durante dez anos
Os dados de cerca de 2 milhões de veículos da Toyota ficaram disponíveis publicamente no Japão por quase uma década, de novembro de 2013 até o começo de abril de 2023. A informação foi revelada pela montadora na última semana.
O vazamento foi atribuído a um erro de configuração no ambiente de nuvem e abrange dados como a localização dos veículos. Segundo a Toyota, o incidente foi causado por erro humano, que definiu o sistema de nuvem como público em vez de privado.
Foram afetados clientes que assinaram o serviço de rede T-Connect desde o início de 2012 até 17 de abril deste ano. O vazamento também atingiu os usuários do G-Link, um serviço semelhante para proprietários dos veículos premium da marca Lexus, que oferece recursos como suporte de emergência.
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Toyota investiga o caso e diz que vai treinar funcionários
A montadora disse que o bloqueio ao acesso externo aos dados foi efetuado assim que o problema foi descoberto e que uma investigação em todos os ambientes de nuvem gerenciados pelo Toyota Connected está em curso. A empresa também se comprometeu a realizar treinamentos com os funcionários sobre as regras de manipulação de dados.
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Grandes vazamentos de dados pessoais acontecem ocasionalmente no Japão, de acordo com o site Automotive News. Em março, a operadora móvel NTT DoCoMo disse que dados de até 5,29 milhões de clientes foram divulgados por meio de uma prestadora de serviços terceirizada.