Ram 1500 Limited é picape mais cara do país e aposta em luxo e tecnologia

Nova versão parte de R$ 529.990, traz motor V8 de 400 cv e opção topo de linha supera até o preço da 3500

Redacao AB

Redacao AB

Nova versão parte de R$ 529.990, traz motor V8 de 400 cv e opção topo de linha supera até o preço da 3500

Imagem de Destaque

A Ram já construiu uma sólida imagem de fabricar picapes imponentes e luxuosas. A 1500 Limited chega com a missão de reforçar essa reputação e parece ter totais condições de cumprir esse objetivo.

A novidade será comercializada em duas versões de acabamento: a Limited custa R$ 529.990 e a Limited Night Edition sai por R$ 539.990. Essa diferença de R$ 10 mil se justifica pelos detalhes externos pintados em preto ao invés do acabamento cromado. Independente da configuração escolhida, a picape é a mais cara à venda no Brasil, superando até a recém-lançada F-150 Platinum, que custa R$ 519.990.

Luxo de sobra

Em troca o consumidor leva um veículo que se destaca pela sofisticação. Isso fica evidente no interior que traz acabamento de primeira linha com materiais nobres, incluindo couro, madeira e alumínio.

O revestimento dos bancos ostenta costuras aparentes com desenhos que evocam o estilo de vida country norte-americano. Atrás, a novidade está no encosto parcialmente reclinável, que proporciona mais conforto em viagens longas.


– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience


Duas enormes telas de 12 polegadas chamam a atenção dos ocupantes. Uma delas é o painel digital e a outra serve à central multimídia. Esta oferece várias funções, incluindo câmera com visão em 360 graus e imagem traseira. O sistema de som da Harman Kardon possui 19 alto-falantes, subwoofer de 10 polegadas e 900 watts de potência.

Existem comandos elétricos para praticamente tudo na picape. Do freio de estacionamento à (pasme) posição dos pedais, tudo pode ser controlado ao toque de um botão. Há cinco entradas USB na frente e outras quatro na fileira de trás. A lista de itens de série ainda traz 6 airbags, alerta de colisão frontal, frenagem de emergência, sensor de pontos cegos, alerta de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, teto solar panorâmico, carregador de celular por indução, estribos elétricos, rodas de liga leve de 22 polegadas, faróis full LED e bancos dianteiros com regulagens elétricas, entre outros.

Motor de 1500 Rebel

Sob o enorme capô repousa o famoso motor Hemi V8 5.7, que entrega 400 cv e 56,7 kgfm de torque máximo. É o mesmo conjunto que equipa a “irmã mais velha” 1500 Rebel e a Ram Classic. A transmissão é automática de oito velocidades, sendo que as marchas podem ser trocadas de forma sequencial por borboletas atrás do volante.

Segundo a Ram, a picape de 2.692 kg precisa de 7,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. A velocidade máxima declarada é de 174 km/h. Já as médias de consumo de combustível são de 5,5 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada. 

Participamos de um breve test-drive pelas ruas de Alphaville, bairro localizado em Barueri (SP). A picape se mostrou extremamente confortável e capaz de absorver bem as irregularidades do solo. A calibragem da suspensão a ar (que oferece cinco níveis de ajuste) prioriza o rodar suave, bem ao estilo norte-americano de ser.

E para quem gosta de personalizar sua picape, a gama de acessórios Mopar traz mais de 24 itens, incluindo capota elétrica, divisórias para a Ram Box e engate de reboque.

Olho no pós-venda

Apesar do preço elevado, a Ram elaborou um plano de manutenção bastante atraente para quem pensa em adquirir uma 1500 Limited. O custo das três primeiras revisões será de R$ 3,309, valor menor até do que o praticado pelas picapes médias.

A marca também oferecerá um plano de leasing operacional chamado Next Ram com o intuito de fidelizar o cliente. A Ram afirma que esta modalidade de compra é responsável por 50% das vendas da marca nos Estados Unidos.

Segundo a fabricante, 300 carros estarão disponíveis na ocasião do lançamento. Mais 300 unidades serão importadas até dezembro, totalizando um volume de 600 veículos em 2023.

Expansão da rede

De olho neste crescimento, a Stellantis (dona da marca Ram) prepara uma grande expansão na rede de concessionários. A meta é fechar o ano com 100 pontos de venda espalhados por todos os cantos do Brasil.

Atualmente, a Ram possui 40 revendas em funcionamento. Uma delas, inclusive, é a primeira Ram House do país, situada em São Paulo. Outras três serão abertas até o final do ano: além da segunda loja na capital paulista, haverá espaços em Goiânia e Florianópolis.

A loja foge do conceito tradicional de concessionárias: além da decoração sofisticada inspirada nos celeiros dos Estados Unidos, a revenda não possui mesas. O atendimento é realizado de forma informal em sofás e poltronas de couro. A ideia é que a Ram House não seja apenas uma concessionária, e sim um espaço para reunir aficionados pela marca.

Marca em expansão

A 1500 Limited estreia no melhor momento da Ram no país. No ano passado, a marca emplacou 5.056 unidades, que lhe renderam um crescimento de 83% em relação a 2021.

Para este ano, a expectativa é de superar esse volume com sobras. Apenas de janeiro a abril, a marca vendeu 3.275 unidades. O resultado é infinitamente superior ao registrado no mesmo período de 2022, quando 483 veículos foram comercializados.

Esse número deve crescer exponencialmente com o lançamento de seu primeiro produto nacional, que deve roubar vendas de picapes médias como Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.