AutoForecast projeta que deixem de ser produzidos 2,8 milhões de veículos em 2023
Dados da AutoForecast Solutions (AFS) apontaram que, de janeiro até a primeira quinzena de maio, as montadoras retiraram dos planos globais de produção para o ano 1,2 milhão de veículos por causa da falta de semicondutores no mercado.
LEIA MAIS:
– Falta de chips tirou 16 mil veículos das linhas na América do Sul
“Resta a esperança de que essas perdas sejam menores até 2024”, disse Sam Fiorani, vice-presidente de previsão global de veículos da AutoForecast Solutions, em um e-mail, para a reportagem do site Automotive News.
As projeções da consultoria divulgadas pelo site mostram que este ano deverão ser tirados de linha mais de 2,8 milhões de unidades por causa da escassez de chips.
Por regiões, podemos ver no levantamento que as montadoras instaladas na América do Sul retiraram de sua programação de produção 10,4 mil veículos no período aferido pela AFS. A projeção para a região é que deixem de ser produzidas 106 mil unidades até dezembro.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
As montadoras da América do Norte já cortaram cerca de 600 mil unidades das linhas de produção. Na Europa, os cortes chegaram a 280 mil unidades. Na China, 250 mil unidades. Vale lembrar que os volumes divulgados pela AFS podem variar de acordo com as entregas de chips para as fabricantes ao longo dos meses.