Hyundai vai fabricar elétricos na terra do petróleo

Marca sul-coreana terá unidade na Árábia Saudita para fazer EVs em parceria com o fundo soberano do país

Redação AB

Redação AB

Marca sul-coreana terá unidade na Árábia Saudita para fazer EVs em parceria com o fundo soberano do país

Imagem de Destaque

Um dos países mais abundantes em petróleo terá mais uma fábrica de carros elétricos. A Hyundai vai erguer uma linha de produção de EVs na Arábia Saudita em parceria com o PIF, o Fundo de Investimento Público do país.


LEIA MAIS:– Tesla e Arábia Saudita negociam fábrica de veículos elétricos– Empresas firmam acordo para operação comercial de carros voadores


O aporte estimado para a fábrica de elétricos é de mais de US$ 500 milhões. Pela joint venture, o PIF deterá participação majoritária, de 70%, e a montadora sul-coreana ficará com os 30% restantes do negócio. 

Pelo acordo, a Hyundai também atuará como parceiro tecnológico para apoiar o desenvolvimento da nova fábrica saudita. A ideia é fazer não só modelos elétricos, como também veículos com motor de combustão interna.

Arábia Saudita investe na cadeia para elétricos

A inauguração está prevista para 2024, com início da produção em 2026 com 50 mil unidades/ano. A JV ainda não informou quais carros serão feitos na nova fábrica de elétricos, mas a meta é atingir a capacidade de produção de 300 mil unidades anuais até 2030.

O PIF é o mesmo fundo soberano saudita que investiu na startup de veículos elétricos Lucid Motors. A marca, que enfrenta dificuldades em cumprir metas de produção, tem sede nos EUA e uma unidade no país do Oriente Médio. 

O fundo de investimento da Arábia Saudita também criou a sua própria marca de veículos eléctricos, a Ceer. Recentemente, o PIF lançou a Tasaru, empresa de investimento que tem como objetivo nacionalizar as cadeias de abastecimento e de produção de automóveis.