Local realizará projetos para toda a região e também atenderá a outros mercados
A Renault inaugurou na quinta-feira, 26, seu novo centro de design na América Latina, que fica localizado no Paraná.
Batizado de Renault Design Latam, o centro servirá como um polo de desenvolvimento de novos projetos para todos os mercados latino-americanos – e também para outros continentes.
Desde 2006, a fabricante mantinha um centro de design em São Paulo. Agora, a operação migra para o estado do Paraná, justamente dentro da unidade da montadora em São José dos Pinhais.
LEIA MAIS:
– Como a Renault quer recomeçar sua história no Brasil
– Renault Kardian chega em março de 2024 com proposta avançada
“Somos parte de uma estratégia mundial e um dos cinco centros de design mantidos pela Renault no mundo”, disse Daniel Nozaki, diretor de design da Renault para a América Latina.
Dentro do local, com vários ambientes para facilitar o trabalho da área de design, Nozaki lidera uma equipe de 21 profissionais. Ele garantiu que a matriz na França deu autonomia total para que o time paranaense desenvolva todas as fases de um projeto.
Algumas tecnologias, como o uso de realidade virtual, são utilizadas para auxiliar no desenvolvimento de novos projetos.
Variedade de ambientes facilita o trabalho de todas as áreas
No centro de design da Renault no Paraná existem espaços apropriados para o trabalho das áreas responsáveis por interior e exterior, cores e materiais, modelagem e CGI.
Existe até um amplo espaço descoberto para que os designers possam analisar formas e proporções sob luz natural, ao ar livre.
“Agora temos um ambiente apropriado para realizar reuniões, estimular novas ideias e extrair o máximo de cada profissional”, afirmou Nozaki.
Niagara será picape híbrida leve 4×4 e foi concebida no centro de design
Um dos projetos concebidos no novo centro de design foi a Niagara, picape conceitual que foi revelada durante a apresentação global do SUV compacto Kardian, que também nasceu dentro do centro de estilo mantido no Paraná.
A Niagara antecipa uma futura picape que será um dos oito lançamentos que a marca francesa introduzirá fora da Europa até 2027.
O projeto será um veículo com tecnologia híbrida leve, combinando um motor a combustão ainda não revelado com um motor elétrico instalado no eixo traseiro. Juntos, eles vão desempenhar a função de uma tração nas quatro rodas.