Problemas no desenvolvimento de software vão adiar estreias de modelos como Audi Q6 e-tron e Porsche Macan
O Grupo Volkswagen pretende cortar até 2 mil empregos na Cariad, sua unidade de desenvolvimento de software, como parte de um plano de reestruturação.
De acordo com a “Automobilwoche”, as dispensas devem acontecer entre 2024 e 2025. E vão atrasar ainda mais o desenvolvimento da nova arquitetura de software a ser utilizada em futuros modelos do grupo alemão.
VEJA MAIS:– Grupo VW quer fazer carros mais atraentes para não perder vendas– CEO da VW projeta tempos difíceis e sugere corte de gastos
A publicação afirma que a nova arquitetura de software 1.2, prevista para equipar modelos como o Audi Q6 e-tron e a nova geração do Porsche Macan, terá seu lançamento atrasado de 16 a 18 meses.
Já a próxima geração, conhecida como 2.0, está sendo completamente redesenvolvida – sua estreia originalmente aconteceria em 2025.
Projetos importantes serão atrasados
Com as mudanças no cronograma, o Q6 e-tron deve ser lançado apenas em março em vez de estrear no fim deste ano.
Primeiro modelo desenvolvido sobre a plataforma PPE, que contempla um sistema de 800V e menor tempo de recarga, o Q6 e-tron é considerado um dos pilares na estratégia da Audi em concorrer com a Tesla e as conterrâneas BMW e Mercedes-Benz, além das marcas chinesas.
Recentemente, a Porsche já havia admitido que o novo Macan – primeiro SUV elétrico desenvolvido pela marca – teria sua estreia adiada pela necessidade de realizar ajustes no software.
Já a nova plataforma de sistemas de escabilidade do Grupo VW, será redesenvolvida do zero. Ela estreará no projeto Trinity, sedã elétrico da Volkswagen que deve contar com tecnologia de condução autônoma de nível 3.
Essa reformulação, porém, depende da autorização do conselho que representa os trabalhadores da empresa, que negociam a manutenção dos empregos até a metade de 2025.
Reposicionar a Cariad é a meta de novo CEO
Em junho, o Grupo Volkswagen nomeou Peter Bosch, ex-chefe de produção da Bentley, como novo CEO da Cariad. Porém, recentemente foi substituído por Sanjay Lal, ex-Tesla, Rivian e Google.
Procurado pela “Automobilwoche”, um porta-voz da Cariad não quis se pronunciar, mas disse que Bosch está trabalhando “em um plano de transformação” para reposicionar a companhia.
“Esse plano está nas fases finais e será comunicado (à imprensa) assim que as autoridades competentes o aprovarem”, concluiu o porta-voz.