Autorama Podcast comenta o posicionamento dos novos SUVs de Honda e Renault e relembra um utilitário esportivo raiz que quebrou tudo nos anos 1990
As últimas semanas foram marcadas por dois lançamentos de SUVs bem distintos em alguns sentidos. Na base do mercado, o Kardian, aposta da Renault para ganhar dinheiro no Brasil. Muitos degraus acima, o ZR-V, crossover da Honda.
OUÇA MAIS:– Ao volante do C3 com motor Fiat e os carros que vigiam até o seu humor– Vendas, crédito e lançamentos: o que o fim do ano reserva para o mercado automotivo
O Kardian tem tudo para ser a virada de página da fabricante francesa no Brasil. E eu conto no Autorama Podcast como se dará essa estratégia da Renault, que vê no SUV compacto a chance de fazer volume, dinheiro e uma nova imagem para a marca por aqui.
Dinheiro – ma snão necessariamente volume – a Honda também pode fazer com o ZR-V, que deveria brigar com os médios. Deveria porque o preço do modelo destoa do segmento dominado por Jeep Compass e no qual a Toyota vende bem o Corolla Cross.
Mas o que a marca planeja com esse carro? E de que forma marcará território com o ZR-V? Afinal, o novo Honda é mais caro até que as versões híbridas da arquirrival japonesa. Em relação ao Compass turbo flex, então…
Jeep de hoje e de ontem
Compass, a propósito, que conseguiu se segurar nos preços na sua linha 2024. Mas isso cobrou outro preço, na forma de equipamentos, e eu conto porque lá no novo episódio do Autorama.
O programa, inclusive, está tão SUV que relembra um utilitário esportivo raiz, também da Jeep. No quadro Retrovisor, eu e o jornalista André Deliberato, da Webmotors, matamos as saudades do inesquecível Grand Cherokee dos anos 1990.
Vai lá e dá o play.
Saudações automotivas.
…Fernando Miragaya é jornalista especializado em automóveis, editor de soluções de conteúdo da Automotive Business e apresenta o Autorama Podcast desde 2018.
*Este texto traz a opinião do autor e não reflete, necessariamente, o posicionamento editorial de Automotive Business