Elétrico JiYue 01 tem Nível 4 de automação e pode estacionar por comandos de voz e com o motorista do lado de fora
A ofensiva chinesa contra os modelos da Tesla não conhece cessar-fogo. A Geely e a Baidu iniciaram, na China, a entrega do JiYue 01, carro autônomo com Nível 4 da tecnologia para rivalizar especialmente com o Model Y da montadora de Elon Musk.
VEJA MAIS:– Baidu ganha licença para oferecer serviço de robotaxi em Pequim– Renault e Geely oficializam joint venture para fazer motores e transmissões
O JiYue 01 é o primeiro carro da Jidu Auto, parceria entre Geely e Baidu. Com Nível 4 de automação, o SUV consegue “andar sozinho” dentro de uma área pré-determinada, mas, ainda assim, pode solicitar a intervenção do motorista.
Além disso, o carro autônomo da Geely e da Baidu também permite estacionar e sair de vagas de forma autônoma e por comandos de voz, com o motorista fora do veículo.
Com 4,85 metros de comprimento e 3 m de entre-eixos, o carro elétrico e autônomo da joint venture usa a plataforma SEA (sigla para algo como arquitetura de experiência sustentável), da Geely. Já o software de automação é fornecido pela Apollo, divisão de direção inteligente da Baidu.
Geely e Baidu de olho no Tesla Model Y
As versões de entrada do SUV custam o equivalente a US$ 34 mil na China, um pouco mais barato que o Tesla Model Y (US$ 36 mil). O JiYue 01 usa motor com o equivalente a 271 cv de potência, porém, as opções mais caras têm dois motores, tração nas quatro rodas e 543 cv, para fazer o 0-100 km/h em 3,8 segundos.
O carro autônomo Nível 4 oferece duas opções de bateria: de 71,4 kWh e 100 kWh, com alcances de 550 km e 720 km, respectivamente, pelo ciclo chinês CLTC. Em carregadores rápidos, a promessa é de 10% a 80% da capacidade obtida em menos de 30 minutos.
Como é a joint venture entre Geely e Baidu
Apesar do preço competitivo, as empresas reconhecem que o novo carro autônomo terá um longo desafio de mercado. Além de o fato de o Nível 4 de automação ainda não estar regulado para carros de passageiros na China, a companhia reconhece que trata-se de uma marca iniciante e pouco conhecida.
“Acreditamos que estamos em um estágio preliminar para criação de um ‘carro robótico’ genuíno no futuro. Temos muita confiança em nosso produto, mas ainda falta o reconhecimento da marca para ganhar uma participação considerável no mercado”, admitiu o diretor de operações da Jiyue Automotive Technology, Luo Gang, em entrevista à imprensa chinesa.
A Jidu Auto foi criada em janeiro de 2021 para se concentrar no desenvolvimento de veículos elétricos autônomos, com 55% de participação da Baidu e 45%, da Geely. No início de 2023, as duas empresas estabeleceram a Jiyue Automotive, focada na produção de carros, com 65% de participação da montadora chinesa e o restante nas mãos da gigante de tecnologia.