ZF inicia produção do ESC no Brasil

Fornecedora alemã começa a fabricar localmente os sistemas de controle eletrônico de estabilidade para veículos

Redação AB

Redação AB

Fornecedora alemã começa a fabricar localmente os sistemas de controle eletrônico de estabilidade para veículos

Imagem de Destaque

A ZF iniciou a produção, no Brasil, do controle eletrônico de estabilidade, conhecido pela sigla ESC. O dispositivo de segurança veicular foi localizado de forma completa pela fabricante alemã na unidade de Limeira, no interior de São Paulo.

Na fábrica, agora é feita a unidade de controle eletrônico (ECU) do dispositivo de segurança ativa. Desta forma,a  ZF passa a  fabricar nacionalmente todo o componente do ESC no país. O equipamento antes era importado da matriz alemã. 


SAIBA MAIS:– ZF aumenta lucro no primeiro semestre e prepara nova divisão para 2024– ZF produz nova geração de módulos de airbag em Limeira


A fornecedora optou pela localização da produção do ESC pelo aumento na escala, uma vez que o item será obrigatório no mercado brasileiro a partir de 2024. Além disso, estudos feitos pela empresa apontam que 90% dos veículos 0 km produzidos atualmente no Brasil são equipados com o sistema – no ano passado, essa participação era de 78%.

“A ZF localizou a fabricação da unidade de controle eletrônico desse sistema e integrou à montagem final em sua unidade industrial de Limeira, antecipando-se às necessidades de seus clientes na região e ao atendimento da legislação”, comenta Renato Orlando, Diretor de Operações de Freios da ZF América do Sul.

Recentemente, a ZF nacionalizou outros equipamentos, como airbag e o freio de estacionamento eletrônico. A fabricante também já adiantou que pretende localizar sistemas de assistência à condução no futuro.