Ram acaba com motor Hemi V8 antes de abraçar a eletrificação

Picapes da marca terão motor de seis cilindros e versão híbrida plug-in a partir de 2025

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Picapes da marca terão motor de seis cilindros e versão híbrida plug-in a partir de 2025

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A Stellantis confirmou que deixará de oferecer o motor Hemi V8 nas picapes da Ram. A decisão se deu pela incapacidade de cumprir com as rígidas normas de emissões de poluentes.

O icônico motor V8 não será mais oferecido nos modelos da Ram a partir de 2025, quando será substituído por conj untos de seis cilindros movidos a combustão. A nova opção se juntará às versões híbrida plug-in (chamada de Ramcharger) e elétrica, conhecida como Ram REV.


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O motor Hemi seguirá em linha apenas na gama de picapes grandes da Ram. A marca não revelou se a exceção também se estenderá à Ram Classic, que é baseada na antiga geração da 1500 e é comercializada no Brasil.

Stellantis acha que picapes elétricas ainda não vão vingar

Aumentar o número de picapes híbridas e elétricas é crucial para o futuro da Ram.

A Stellantis está pagando sucessivas multas por não atingir os níveis de emissões de poluentes nos Estados Unidos. E pode enfrentar punições cada vez mais severas à medida que esse cenário se prolonga.

A Ramcharger, que deve ser lançada em 2025, é uma aposta da Stellantis, que acredita que os donos de picapes ainda não estão preparados para ter um veículo movido apenas a eletricidade.

A fabricante baseia seu raciocínio nas recentes reduções nos volumes de produção das picapes elétricas de GM e Ford. A decisão foi tomada pela queda na demanda pelos modelos.

Qual será o “sucessor” do Hemi?

Quanto ao motor de seis cilindros, existem duas possibilidades de sucessores para o Hemi. A primeira é adotar um 3.0 da família Hurricane 4 (que equipa a Rampage em uma versão 2.0 e quatro cilindros). A outra é recorrer ao antigo 3.6 V6 da linha Pentastar, hoje presente na picape Jeep Gladiator.