Picapes da marca terão motor de seis cilindros e versão híbrida plug-in a partir de 2025
A Stellantis confirmou que deixará de oferecer o motor Hemi V8 nas picapes da Ram. A decisão se deu pela incapacidade de cumprir com as rígidas normas de emissões de poluentes.
O icônico motor V8 não será mais oferecido nos modelos da Ram a partir de 2025, quando será substituído por conj untos de seis cilindros movidos a combustão. A nova opção se juntará às versões híbrida plug-in (chamada de Ramcharger) e elétrica, conhecida como Ram REV.
SAIBA MAIS:– À espera de modelo “popular”, Ram renova e expande rede de concessionárias– Carros elétricos vão dominar lançamentos da Stellantis até 2025
O motor Hemi seguirá em linha apenas na gama de picapes grandes da Ram. A marca não revelou se a exceção também se estenderá à Ram Classic, que é baseada na antiga geração da 1500 e é comercializada no Brasil.
Stellantis acha que picapes elétricas ainda não vão vingar
Aumentar o número de picapes híbridas e elétricas é crucial para o futuro da Ram.
A Stellantis está pagando sucessivas multas por não atingir os níveis de emissões de poluentes nos Estados Unidos. E pode enfrentar punições cada vez mais severas à medida que esse cenário se prolonga.
A Ramcharger, que deve ser lançada em 2025, é uma aposta da Stellantis, que acredita que os donos de picapes ainda não estão preparados para ter um veículo movido apenas a eletricidade.
A fabricante baseia seu raciocínio nas recentes reduções nos volumes de produção das picapes elétricas de GM e Ford. A decisão foi tomada pela queda na demanda pelos modelos.
Qual será o “sucessor” do Hemi?
Quanto ao motor de seis cilindros, existem duas possibilidades de sucessores para o Hemi. A primeira é adotar um 3.0 da família Hurricane 4 (que equipa a Rampage em uma versão 2.0 e quatro cilindros). A outra é recorrer ao antigo 3.6 V6 da linha Pentastar, hoje presente na picape Jeep Gladiator.