VW fará picape no Paraná para brigar com Fiat Toro

Modelo, que está sendo chamado pela montadora de Projeto Udara, é um dos novos veículos do ciclo de investimento que vai até 2028 no país

Bruno de Oliveira

Bruno de Oliveira

Modelo, que está sendo chamado pela montadora de Projeto Udara, é um dos novos veículos do ciclo de investimento que vai até 2028 no país

Imagem de Destaque

A Volkswagen produzirá uma nova picape na fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde hoje é montado apenas o SUV T-Cross. O modelo inédito é um dos novos produtos financiados pelo ciclo de investimento da montadora no valor de € 1 bilhão até 2028, que já teria sido confirmado pela empresa aos trabalhadores, mas não à imprensa.

Além do modelo, estão previstos para as linhas de montagem brasileiras, em São Bernardo do Campo e em São Carlos, dois veículos híbridos flex, um novo SUV e um novo motor.

De acordo com um interlocutor ligado à fabricante, a picape terá um motor flex e seu porte será maior do que a Saveiro, picape produzida pela companhia em São Bernardo do Campo (SP). Apuração da Mobiauto aponta que o novo modelo também é forte candidato a ter versões com propulsão híbrida. Segundo a publicação, o lançamento deve acontecer no começo de 2026. 

Internamente o veículo está sendo chamado de Projeto Udara, e sua construção será feita sobre a plataforma MQB.


LEIA MAIS:– VW Tarok: o adeus definitivo da picape que nunca foi?


A produção da picape também é fruto de negociações entre a montadora e o sindicato local que envolvem, dentre outros temas, bases salarias, participação nos lucros e contratações. Ainda neste semana acontece uma assembleia para definir os rumos da unidade.

De qualquer forma, já estão previstas para janeiro as primeiras atividades na fábrica relacionadas à produção da nova picape, que deve ser uma espécie de anti-Fiat Toro. Na derradeira edição do Salão do Automóvel, em 2018, a montadora apresentou um conceito, chamado Tarok, que teria essa missão de concorrer com o best-seller da Stellantis.