Montadora define nova unidade Latam formada por 39 países e cinco fábricas
Três em um: desta forma a Nissan uniu as operações na América Latina. Desde o dia 1º de novembro, as divisões da montadora no México (NMEX) e na América do Sul (NSAM), além da Nissan Importers Business Unit (NIBU), passaram formar a unidade Nissan América Latina (Latam).
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Ao todo, a nova operação é formada por 39 países e cinco fábricas de veículos. São três no México (duas em Aguascalientes), uma na Argentina (Córdoba) e a unidade de Resende (RJ), no Brasil.
Além disso, a Nissan Latam reúne duas plantas de motores (Aguascalientes e Resende), dois Centros de Pesquisa e Desenvolvimento e um Centro de Design. Ao todo, são mais de 700 fornecedores e 19 mil funcionários.
Em 2022, foram mais de 280 mil veículos vendidos e mais de 400 mil unidades produzidas na América Latina. No acumulado do ano fiscal – que se encerra em março de 2024 -, houve crescimento de 16,1% nas vendas da unidade América do Sul.
A unificação das operações foi firmada durante a visita de Makoto Uchida, CEO da Nissan , ao Complexo Industrial da Nissan do Brasil, em Resende. Na ocasião, o executivo revelou aumento no investimento para a unidade, de R$ 2,8 bilhões.
“A América Latina é uma região chave para a Nissan. A Nissan Latam vai fortalecer a presença da marca na região, e otimizar nossas operações com mais agilidade, sinergia e competitividade”, afirmou Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina e vice-presidente corporativo da Nissan Motor Co.