Governo do país norte-americano quer tornar a sua indústria local mais competitiva, diz secretária de energia
O departamento de energia dos EUA (DOE) prometeu até US$ 3,5 bilhões para impulsionar a produção doméstica de baterias avançadas para veículos elétricos e materiais para os componentes. A ideia do governo daquele país é fomentar a construção de novas fábricas adaptadas e ampliadas para minerais críticos processados para baterias.
“Posicionar os EUA para satisfazer a crescente procura de baterias avançadas é a forma como impulsionamos a nossa competitividade global, mantermos e criarmos empregos bem remunerados e fortalecemos a nossa economia de energia limpa”, disse a secretária de energia dos EUA, Jennifer Granholm.
SAIBA MAIS:– Saiba quais fábricas de baterias estão em processo de construção nas Américas– Falta de matéria-prima para baterias ameaça carros elétricos
As baterias são uma parte crítica da transição para a transição energética. Elas também são essenciais para a competitividade do país, uma vez que a China segue líder tanto na produção do componente, quanto na venda de veículos elétricos.
Não são apenas os governos que estão se esforçando para produzir baterias, ou pelo menos fomentar a sua produção. As montadoras também estão correndo nesse sentido.
A Stellantis, por exemplo, firmou recentemente mais uma parceria com a CATL na Europa. General Motors e Hyundai também fizeram joint ventures para produção de baterias.