Empresas pretendem desenvolver bateria única que possa servir aos veículos das duas marcas
As conterrâneas Nio e Geely firmaram uma parceria estratégica para realizar a troca e compartlhamento de baterias de carros elétricos.
O acordo é o segundo do tipo formado pela Nio. Na segunda quinzena de novembro, a empresa fechou uma parceria nos mesmos moldes com a também compatriota Changan.
VEJA MAIS:– Montadora Nio investe em startup de fusão nuclear– Geely prepara maior ofensiva de elétricos da Volvo
Vale lembrar que a Geely também controla as marcas Volvo e Zeekr.
Nio e Geely prometem menos horas de espera
Nio e Geely afirmaram que vão adotar um modelo de negócio compartilhado de “co-investimento, co-construção e co-operação”.
A troca de baterias permitirá que os motoristas substituam baterias sem carga por outras completamente recarregadas em vez de passar algumas horas em uma estação de recarga.
Meta é cortar custos e aumentar lucros
As fabricantes chinesas vão trabalhar para estabelecer um mecanismo eficiente de administração das baterias. A meta é utilizar um mesmo modelo compatível com os carros das duas marcas.
Com isso, a Nio pode dar um importante passo para aumentar o lucro líquido das operações. Recentemente, a montadora realizou cortes em seu quadro de funcionários e adiou investimentos de longo prazo para aumentar a eficiência e reduzir os custos de suas atividades.
O plano de compartilhar baterias da Nio e da Geely surgiu em meio à briga por preços iniciada pela Tesla na China no começo deste ano.