Kia absorverá parte do aumento no imposto para híbridos e elétricos

Mesmo com nova alíquota, marca sul-coreana projeta ano mais positivo e lança série especial do Niro

Redação AB

Redação AB

Mesmo com nova alíquota, marca sul-coreana projeta ano mais positivo e lança série especial do Niro

Imagem de Destaque

A Kia deve navegar em mares mais tranquilos em 2024. É o que acredita José Luiz Gandini, presidente da filial brasileira da marca sul-coreana.

“Sem dúvida vamos ter um 2024 melhor do que 2023. Acho que as coisas vão andar bem daqui pra frente”, disse o executivo.


SAIBA MAIS:– Dia do fico: Kia garante Carnival no Brasil– Falta de peças afeta vendas da Kia no Brasil


O otimismo de Gandini não deixa de ser surpreendente. No ano que vem, a Kia (assim como várias marcas) será impactada pela retomada do imposto de importação para veículos eletrificados. A alíquota, que atualmente está zerada, subirá para 15% já em janeiro.

Perguntado sobre um eventual repasse do aumento aos preços finais, Gandini disse que deve absorver uma parcela dessa diferença.

“Vamos segurar uma parte (do imposto), da maneira como já fazemos. Prova disso é o bônus que estamos dando nos carros neste mês, que chega a R$ 9 mil de desconto. Então, vamos dançar conforme a música”.

Niro ganha edição especial

Gandini conversou com a imprensa durante a apresentação do Niro Rio Open Limited Edition. A série limitada a 100 unidades faz alusão ao maior torneio de tênis da América do Sul, o qual a Kia é uma das patrocinadoras.

Baseada na versão SX Prestige, a edição especial do SUV tem logotipos alusivos ao Rio Open, plaqueta com o número de cada exemplar e tapetes personalizados. Todas as unidades serão na cor vermelho metálico, até então não oferecida no Niro.

A motorização é a híbrida, que combina o motor 1.6 16V Kappa a gasolina com um motor elétrico. A potência combinada é de 141 cv, enquanto o toruqe máximo chega a 27 kgfm.

Segundo medições feitas pelo Inmetro, o Niro faz 17,7 km/l na estrada e 19,8 km/l na cidade.

Niro tem boa lista de equipamentos

A lista de itens de série tem ar-condicionado digital com duas zonas de temperatura, bancos dianteiros com ventilação, banco do motorista com regulagens elétricas, painel digital com tela LCD de 10,25”, rodas de liga leve de 18 polegadas e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros.

O Niro também vem com um pacote de assistências à condução, que inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, assistente de permanência em faixa de rolamento com função de centralização, sensor de pontos cegos, alerta de tráfego cruzado traseiro e farol alto inteligente.