Acordo prevê a adoção de sistema de troca de baterias de elétricos em até cinco minutos
A Stellantis e a Ample assinaram acordo para uma parceria em tecnologia de compartilhamento de baterias de veículos elétricos (VEs) capaz de fornecer uma bateria de veículo elétrico totalmente carregada em menos de cinco minutos.
Segundo a Stellantis, as empresas devem integrar a solução de troca modular de baterias da Ample em veículos elétricos da montadora.
VEJA MAIS:– Stellantis e CATL firmam parceria em produção de baterias na Europa– Stellantis fará híbridos em todas suas fábricas no Brasil, a começar por Pernambuco
“A tecnologia permite que um cliente de veículo elétrico que pare em uma estação e tenha sua bateria do veículo esgotada trocada por uma bateria totalmente carregada em questão de minutos”, informou a Stellantis.
Segundo a companhia, as duas empresas também discutem sobre a expansão da aplicação da tecnologia de troca de baterias modulares da Ample para atender à frota da Stellantis e à demanda do consumidor em outras plataformas e regiões.
A Stellantis informou que o programa vai começar em Madri, na Espanha, em 2024, com uma frota de 100 carros Fiat 500e dentro do serviço de compartilhamento da Free2move da Stellantis. O Cinquecento é o veículo elétrico mais vendido da Stellantis no mundo.
Com Ample, carregamento será mais rápido
“A parceria com a Ample é outro exemplo de como a Stellantis está explorando todos os caminhos que favoreçam a liberdade de mobilidade para nossos clientes de veículos elétricos”, disse Ricardo Stamatti, vice-presidente sênior da Stellantis.
“Além de outros projetos em que estamos focados, a solução de troca de baterias da Ample tem a oportunidade de oferecer aos nossos clientes uma maior eficiência energética, desempenho excepcional e menor preocupação com autonomia.”
Troca de bateria em estações conectadas
Além disso, as estações de troca de baterias leves da Ample podem ser instaladas em áreas públicas em apenas três dias. O que possibilita uma infraestrutura escalável, segundo a Stellantis.
“Quando um elétrico habilitado pela Ample se aproxima da estação, o veículo é imediatamente reconhecido pela estação. Uma vez estacionado, o motorista inicia a troca de bateria a partir de um aplicativo, resultando em uma bateria totalmente carregada em menos de cinco minutos”, informa a Stellantis.
A tecnologia de baterias da Ample deverá ser disponibilizada aos clientes de veículos elétricos em uma base de serviço de assinatura. Esse modelo deve reduzir o custo total inicial do veículo.
Elétrico mais acessível com solução da Ample
“Na Ample, acreditamos na importância de tornar os veículos elétricos acessíveis a todos, sem comprometimentos, pois essa é a única maneira de causarmos um impacto significativo na redução das emissões. As ambiciosas metas de eletrificação da Stellantis fazem dela um parceiro perfeito para alcançar nossos objetivos”, disse Khaled Hassounah, CEO da Ample.
Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis anunciou a meta de alcançar um mix de vendas de 100% de carros elétricos a bateria na Europa e de 50% de carros de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a companhia está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de produção de baterias.