Empresa de carros autônomos da fabricante estadunidense tenta reestruturar suas operações em meio a uma séria crise
A demissão de nove executivos do alto escalão da Cruise é só o começo do drástico corte que a General Motors (GM) fará em sua unidade de veículos autônomos. A montadora informou que vai reestruturar as operações da empresa e que vai demitir quase ¼ de seus funcionários.
O caldo começou a entornar para a Cruise depois que a Califórnia (EUA) suspendeu a licença para seus táxis robôs rodarem no estado. A decisão foi motivada após um acidente grave, no qual um carro autônomo da empresa atropelou um pedestre, em outubro.
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Na sequência, a NHTSA – agência de segurança viária do país – abriu investigação para apurar o nível risco dos veículos autônomos da Cruise para pedestres.
Foi o pivô para uma crise em um braço da GM que já se apresentava deficitário. Em novembro, a Cruise recolheu todos os carros autônomos em testes nos EUA. No mesmo mês, o CEO Kyle Vogt e o cofundador Dan Kan renunciaram.
Como desgraça pouca é bobagem, no terceiro trimestre a Cruise registrou prejuízo de US$ 700 milhões. Desde 2016, quando a empresa foi criada, são US$ 8 bilhões de perdas.
Cruise vai demitir 900 funcionários
Na última quarta-feira, 13, a Cruise demitiu nove executivos do alto escalão. Entre eles, o diretor de operações e jurídico, Jeff Bleich, e o vice-presidente de assuntos governamentais, David Estrada.
Ao todo, estão previstas 900 demissões dentro de um quadro com 3.800 funcionários da Cruise. As dispensas vão ocorrer principalmente no departamento comercial e em áreas corporativas relacionadas, além de operadores que trabalham no monitoramento dos táxis robôs.
“Isso reflete nosso novo futuro e um caminho de entrada no mercado mais deliberado, o que significa menos necessidade imediata de campo, operações comerciais e pessoal corporativo”, informou a Cruise por meio de comunicado.