Fabricante pretende reduzir distância para rivais que são referências no assunto
A BYD investirá quase R$ 70 bilhões no desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma. A informação foi confirmada por Wang Chuanfu, CEO da fabricante.
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Segundo a agência de notícias “Automotive News”, Chuanfu não revelou detalhes como o tempo de duração deste investimento. De toda maneira, a decisão visa aproximar a empresa das concorrentes que oferecem tecnologias de assistência à condução de última geração.
Tecnologia autônoma da BYD: Sem as mãos – e os pés
Uma das novidades que a BYD pretende introduzir é a função de navegação no Autopilot, que permitirá ao motorista tirar as mãos do volante e os pés dos pedais em determinadas condições.
O sistema determina que o condutor toque o volante a cada 15 segundos para se certificar de que existe alguém no banco do motorista e equipará os carros da BYD que custem mais de 300 mil yuan – ou cerca de R$ 207 mil.
O recurso também será disponibilizado como opcional em carros vendidos por mais de 200 mil yuan (ou R$ 138 mil).
Pequim já testa tecnologias
Aumentar o nível de conectividade e de tecnologias inteligentes de condução estão entre as prioridades do plano de 15 anos que o governo chinês estabeleceu para a indústria de carros eletrificados.
A capital Pequim, por exemplo, está incentivando a construção de 200 pontos de teste para carros inteligentes, além de vagas exclusivas para veículos com tecnologia de estacionamento autônomo e áreas de teste para veículos com condução autônoma.
Xpeng é referência em condução inteligente
Entre as fabricantes chinesas, a Xpeng é tida como uma das montadoras mais avançadas nas tecnologias de condução inteligente.
Seu sistema de navegação guiada, conhecido como XNGP, está disponível em 52 cidades pela China. O sistema faz o veículo acelerar, frear, identificar semáforos e mudar de faixa sem a intervenção do condutor. Isso acontece graças ao uso de informações em tempo real que são interpretadas por sensores Lidar e câmeras espalhadas pelo carro.