BYD investirá R$ 70 bilhões em tecnologias de condução autônoma

Fabricante pretende reduzir distância para rivais que são referências no assunto

Vitor Matsubara

Vitor Matsubara

Fabricante pretende reduzir distância para rivais que são referências no assunto

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A BYD investirá quase R$ 70 bilhões no desenvolvimento de tecnologias de condução autônoma. A informação foi confirmada por Wang Chuanfu, CEO da fabricante.


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Segundo a agência de notícias “Automotive News”, Chuanfu não revelou detalhes como o tempo de duração deste investimento. De toda maneira, a decisão visa aproximar a empresa das concorrentes que oferecem tecnologias de assistência à condução de última geração.

Tecnologia autônoma da BYD: Sem as mãos – e os pés

Uma das novidades que a BYD pretende introduzir é a função de navegação no Autopilot, que permitirá ao motorista tirar as mãos do volante e os pés dos pedais em determinadas condições.

O sistema determina que o condutor toque o volante a cada 15 segundos para se certificar de que existe alguém no banco do motorista e equipará os carros da BYD que custem mais de 300 mil yuan – ou cerca de R$ 207 mil.

O recurso também será disponibilizado como opcional em carros vendidos por mais de 200 mil yuan (ou R$ 138 mil).

Pequim já testa tecnologias

Aumentar o nível de conectividade e de tecnologias inteligentes de condução estão entre as prioridades do plano de 15 anos que o governo chinês estabeleceu para a indústria de carros eletrificados.

A capital Pequim, por exemplo, está incentivando a construção de 200 pontos de teste para carros inteligentes, além de vagas exclusivas para veículos com tecnologia de estacionamento autônomo e áreas de teste para veículos com condução autônoma.

Xpeng é referência em condução inteligente

Entre as fabricantes chinesas, a Xpeng é tida como uma das montadoras mais avançadas nas tecnologias de condução inteligente.

Seu sistema de navegação guiada, conhecido como XNGP, está disponível em 52 cidades pela China. O sistema faz o veículo acelerar, frear, identificar semáforos e mudar de faixa sem a intervenção do condutor. Isso acontece graças ao uso de informações em tempo real que são interpretadas por sensores Lidar e câmeras espalhadas pelo carro.