Renault desiste de abrir capital de empresa de carros elétricos

Mesmo com decisão, marca reiterou compromisso com eletrificação de seus modelos

Redacao AB

Redacao AB

Mesmo com decisão, marca reiterou compromisso com eletrificação de seus modelos

Imagem de Destaque

A Renault decidiu cancelar a abertura de capital da Ampere, divisão de carros elétricos criada pela própria marca em 2023.

De acordo com a empresa, o cenário atual da indústria justifica a decisão. A oferta aconteceria no primeiro semestre de 2024, segundo cronograma divulgado pela Renault em 2022.


VEJA MAIS

– Renault lançará oito modelos até 2027 para enterrar ‘era Dacia’ de vez

– Renault investe mais R$ 2 bilhões para fazer SUV híbrido flex no Brasil


“A Renault considera as atuais condições de mercado como não ideais para uma oferta de ações que corresponderia aos interesses da empresa e seus acionistas”, declarou a montadora em comunicado oficial.

Renault diz que pode financiar próprios investimentos

Apesar da desistência, a Renault reiterou seu compromisso com a eletrificação de seus produtos.

A montadora garantiu ter condições de gerar fluxo de caixa suficiente para financiar os investimentos. Vale ressaltar que as vendas da marca francesa voltaram a crescer pela primeira vez desde 2019.

“Considerando tanto as atuais condições de mercado e o atual patamar de geração de caixa, a Renault decidiu cancelar o processo de abertura de capital”.

A estratégia de eletrificação é um dos alicerces do plano Renaulution, que prevê mudanças drásticas na organização nos próximos anos. 

Ampere cuida de novos projetos da Renault

A Ampere opera como uma unidade completamente independente dentro do Grupo Renault.

Desde sua criação, no final de 2022, ela cuida dos projetos de carros elétricos da Renault, como os futuros 5 e Twingo. Enquanto o primeiro fará sua estreia mundial em fevereiro deste ano, durante o Salão de Genebra, o segundo está previsto para ganhar as ruas apenas em 2025 ou 2026.