SUV médio é remodelado e perde polêmico abafador do escapamento aparente
A Toyota apresentou o novo Corolla Cross na Tailândia. Apesar da distância, o modelo interessa bastante para nós, uma vez que as mudanças devem ser aplicadas no SUV médio produzido no Brasil.
VEJA MAIS:
– Toyota testa veículo híbrido flex plug-in no Brasil
– Fraude em testes a acelerador involuntário: relembre os escândalos da Toyota
– Toyota vai investir US$ 1,3 bilhão em baterias e SUV elétrico nos EUA
As alterações foram bastante expressivas na dianteira do SUV, que exibe uma grade mais integrada à carroceria. O para-choque tem contornos mais robustos e com visual esportivo. Existe até uma seção que simula uma grande abertura de ar nas laterais da peça.
Os faróis trazem a assinatura de LED bem no meio do conjunto e formam uma espécie de linha contínua, com um friso na grade frontal. A iluminação é do tipo full LED em todas as versões.
Atrás, as lanternas mudaram muito pouco. A mudança mais importante, no entanto, está longe dos olhos. O abafador do escapamento foi redesenhado e está mais escondido, acabando com as críticas (algumas em tom bastante jocoso, diga-se) a respeito do escapamento aparente.
Interior do novo Corolla Cross tem mais equipamentos
A Toyota dedicou atenção especial à cabine do novo Corolla Cross.
No mercado asiático, ele agora vem de série com freio de estacionamento eletrônico (no lugar do freio mecânico acionado por pedal), alerta de tráfego cruzado e sensor de pontos cegos. Outro item de fábrica é a central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
Na configuração topo de linha, o modelo tem painel digital de 12,3 polegadas – nas demais há apenas uma tela de 7 polegadas ao centro do quadro de instrumentos entre dois mostradores analógicos.
Alguma versões serão vendidas com piloto automático adaptativo, farol alto automático, assistente de permanência em faixa de rolamento e frenagem autônoma de emergência.
Motorizações não mudam na Tailândia
Na Tailândia, o novo Corolla Cross não teve mudanças nas motorizações. O SUV é vendido com o 1.8 híbrido de 122 cv, que também equipa o modelo brasileiro. A diferença é que o carro vendido na Ásia não tem a tecnologia bicombustível. A outra opção é o 1.8 de quatro cilindros de 140 cv – não há o 2.0 de 177 cv comercializado no Brasil.
As mudanças do Corolla Cross devem chegar ao mercado brasileiro ainda em 2024. Em 2022, a Toyota anunciou um investimento de R$ 61,8 milhões para reestilizar a linha Corolla – leia-se sedã e o SUV Corolla Cross.