Entenda os motivos que levaram o hatch compacto a assumir a liderança do ranking de emplacamentos em tão pouco tempo
Quando a Volkswagen confirmou a aposentadoria do Gol, muita gente questionou a estratégia da montadora. O carro de maior sucesso da indústria brasileira, líder absoluto de vendas por quase três décadas e com aquela fama de robustez, se despediu para dar lugar ao Polo.
A desconfiança era justificável. O Polo sempre foi mais caro e posicionado acima do veterano hatch. Além disso, pairou a dúvida se o carro agregaria a mesma imagem de resistência e robustez que fizeram o Gol ser o que foi.
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Todos esses questionamentos caíram por terra na planilha dos números de emplacamentos. Desde o lançamento do renovado Polo, em outubro de 2022, o hatch vem numa crescente nas vendas.
A chegada da versão mais básica Track, em fevereiro, foi o empurrão que faltava. De lá para cá, o Polo saltou das 4 mil unidades/mês para alcançar o sucesso com 10 mil emplacamentos em junho, e 16 mil em julho e o posto de veículo mais vendido do país, superando a então soberana Fiat Strada.
Só no acumulado dos sete meses o Polo chegou a 54 mil unidades, está na cola do Chevrolet Onix e menos de 7 mil unidades atrás da picape compacta. Para efeito de comparação, o Gol teve 35 mil unidades emplacadas no janeiro-julho de 2022 – claro, que com uma única versão.
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Mesmo assim, o sucesso do Polo é inegável. E agora vamos entender juntos o que alavancou as vendas do hatch compacto da Volkswagen.Confira alguns dos fatos que levaram ao sucesso do Polo no mercado brasileiro:
1. Passagem de bastão
O trabalho de marketing da Volkswagen é apontado como importante para o sucesso desta transição do Gol para o Polo. A marca alemã, como sempre, apelou para o emocional e a memória afetiva de seus carros emblemáticos, como já havia feito na passagem de bastão do Fusca para o Gol.
“A Volks fez toda a campanha dela em função dessa passagem para o Polo destacando essa identidade com o mercado brasileiro. Um marketing forte de produto para manter o carro no topo”, diz Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive.
2. Polo é melhor que o Gol
O fato de o Polo parecer mais Nutella do que o Gol não foi problema para essa sucessão. Pelo contrário. A robustez da engenharia alemã continua lá, com a vantagem de uma plataforma muito mais moderna e de um automóvel melhor e mais equipado.
A arquitetura modular MQB resulta em um carro com construção e dinâmica mais aprimoradas do que o velho Gol, que usava a base PQ24 do Fox de 2002. Espaço interno, posição de dirigir e conforto também são superiores.
Na parte de segurança, vale destacar os quatro airbags do Polo (dianteiros e laterais na frente) – o Gol só teve as bolsas frontais exigidas pela legislação. Sem falar nos controles de estabilidade, tração e subidas que o veterano hatch jamais experimentou em seus mais de 40 anos de vida.
“O Polo tem seus méritos que explicam o sucesso. Ele entrega um tamanho de carro maior do que o Gol e, mesmo para quem quer um carro mais básico de entrada, tem no Track um modelo maior que o anterior e com mais tecnologia”, compara Murilo Moreno, consultor da Sequoia Estratégia e Marketing e colunista da Automotive Business.
3. O fator Track no sucesso do Polo
Pois é. Em fevereiro a Volkswagen lançou o Polo Track, que virou o sucesso dentro do sucesso da gama. Trata-se da versão desenvolvida justamente para substituir o Gol, aliviada em equipamentos, com detalhes mais espartanos no desenho e no acabamento interno, e preço de R$ 80 mil próximo ao do antecessor.
A ideia era de que o Polo Track fosse a porta de entrada da VW. E o mercado comprou a ideia – especialmente o de frotistas. A configuração vem numa evolução de vendas e, em julho, respondeu por 44% dos emplacamentos totais do hatch. No acumulado do ano, quase metade de todos os licenciamentos do Polo foram no modelo de vendas diretas.
“O Track não é muito diferente do que é o Polo, mas coloca uma versão mais adequada ao segmento de entrada. Produto bonito, atual e com todos itens obrigatórios”, aponta Garbossa.
4. Posicionamento de mercado é importante para o sucesso do Polo
O sucesso de vendas do Polo também pode ser creditado ao reposicionamento da linha. Em outubro de 2022, a reestilização trouxe novas versões, inclusive uma turbo com câmbio manual, e uma redução de preços – ao custo da retirada de alguns equipamentos, obviamente.
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Depois veio o Track, em fevereiro. E na sequência, o retorno da versão esportiva e topo de linha GTS. Para os analistas, um leque amplo de produtos e mais competitivo para o segmento de compactos.
“A transição foi muito acertada, pois não dava para lançar o Track com o novo Polo, e com o Gol ainda sendo negociado. O processo de Volks foi corretíssimo. Permite, inclusive, lançar um novo modelo para brigar com o Kwid, pois a marca já garantiu um carro intermediário e abre espaço para um city car”, afirma Murilo Moreno.
Mas dá para apostar que o Polo, atual sucesso da VW, será o novo Gol?
O modelo rapidamente entrou na disputa entre os veículos mais vendidos do país. No acumulado de 2023, o VW está pouca coisa atrás do Chevrolet Onix entre os carros de passeio e a diferença de emplacamentos para a Fiat Strada no ranking geral é de 7 mil unidades, restando cinco meses de mercado.
Mas será que o sucesso do Polo é efêmero? Ou ele caminha para se tornar o sucessor legítimo do Gol e levar de volta para a Volkswagen o posto de veículo mais vendido do país como fez seu antecessor por quase três décadas? Dá para fazer uma aposta dessas nos “bets” da vida?
Para os consultores de mercado, a possibilidade existe. Mas o Polo enfrenta um mercado bastante diferente do que o Gol vivenciou.
“A tendência é que o Polo passe o Onix, mas o mercado não é como há vinte anos, quando uma renovação de linha bastava com um friso e uma calota. As montadoras investem em atualizações e nosso mercado é muito dinâmico. Porém, se não tiver uma entrada de um player novo ou uma remodelação forte de um concorrente, a tendência é que fique na liderança”, acredita Garbossa.
“Capacidade produtiva, qualidade e gente que gosta da marca o Polo tem para virar um novo sucesso de vendas como foi o Fusca e o Gol. Só que, diferentemente da época dos dois, o mercado está muito mais evoluído. Tem players, como Onix e HB20 brigando perto. A grande vantagem do Polo é que é o mais atualizado agora, mas, nesse mercado, quem piscar fica para trás”, diz Murilo Moreno.